Fofoca

Defesa Civil de Simões Filho diz que falta apoio e reconhecimento

12 de Março de 2012 - Piatã

Além de ter uma sala minúscula (emprestada ainda), quando os profissionais fazem plantão de 24 horas, precisam dormir no chão.

Apesar de ser um órgão de extrema importância para um município, tem faltado apoio e reconhecimento por parte do poder público de Simões Filho para a Defesa Civil da cidade.

"A prefeitura nunca forneceu equipamentos", disse o coordenador do órgão Israel Frederico. Segundo ele, a Defesa Civil, que pertence à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vivencia diariamente dificuldades, que complicam o serviço prestado.

Além da falta de estrutura - o órgão nem possui uma sede própria -, ele diz ainda que outro problema refere-se à contratação de pessoal.

A Defesa Civil conta hoje com seis funcionários e possui uma baixa de sete pessoas. O processo seletivo está em aberto, mas devido à desvalorização, tem faltado candidatos. "Ninguém mais trabalha por um salário mínimo", disse Israel.

O agente precisa ter, no mínimo, o ensino médio completo e possuir habilitação, requisitos que, segundo o coordenador, contribuem ainda mais para fazer os candidatos desaparecerem.

A sede é emprestada, da Secretaria de Ação Social. Além da sala ser minúscula, quando os profissionais fazem plantão de 24 horas, precisam dormir no chão.



Agentes mirins

Mas, mesmo em meio aos contratempos, o órgão se esforça em prol de efetuar um bom trabalho. Além do serviço prestado - socorro a vítimas de desastres, atendimento pré-hospitalar, transporte social e vistorias técnicas, existe o programa de agente mirins. Na próxima quarta-feira (14) começam as inscrições para a nova turma.

Quem quiser participar, poderá se inscrever na sede do órgão, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Social (antigo Marta Alencar).

Os pré- requisitos são: ser morador do município, está matriculado e frequentando as aulas, idade mínima de 13 anos e máxima de 17.

As inscrições acontecerão das 8h às 12h, por ordem de chegada, com limite máximo de 30 alunos e mais 10 reservas. Elas não poderão ser antecipadas nem terem fichas guardadas e só serão aceitas pelos pais, não podendo reservar vagas para terceiros.

Por Rafaela Pio

Comentários

Outras Notícias

[População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção]
Bahia

População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção

12 de Janeiro de 2026

O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.

[O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!]
Educação

O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!

12 de Janeiro de 2026

Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.

[Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular]
Saúde

Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular]
Saúde

Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde

[Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial]
Fofoca

Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial

12 de Janeiro de 2026

Foto: Globo

[Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução]
Bahia

Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução

12 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação