Cadeirantes camaçarienses enfrentam problemas de acessibilidade
23 de Abril de 2012 - PiatãApesar da existência de uma Lei Federal, a adequação dos acessos não existe.
Foto: Divulgação.Foto meramente ilustrativa.
Andar de cadeira de rodas em Camaçari não é uma tarefa nada fácil. Os obstáculos que complicam a vida dos cadeirantes que precisam transitar no centro da cidade estão presentes em cada canto. O acesso para locais que recebem grande número de pessoas diariamente, como bancos, agências lotéricas, postos dos Correios, órgãos públicos, cartórios, entre tantos outros prestadores de serviços, deveriam oferecer uma estrutura em boas condições para cadeirante, mas não é isso que acontece.
Apesar de contarem com o amparo de uma Lei Federal, os cadeirantes continuam enfrentando grandes problemas de acessibilidade em várias cidades do país. As dificuldades vividas por essas pessoas por conta da falta de estrutura são comuns. Paulo Roberto é um exemplo dessa realidade. “É muito difícil. Ainda mais tendo em vista a comparação com outros lugares. Como eu viajo muito, tenho visto lá fora exemplos de projetos de acessibilidade para cadeirantes bastante eficazes”, diz.
Ana Paula de Moura também é vítima dos problemas de acessibilidade. Ela conta que em outras cidades que visitou não encontrou tantos transtornos para ter acesso a lugares fundamentais utilizados pelas pessoas no dia-a-dia. “No Espírito Santo a história é outra, é bem mais fácil de transitar de cadeira de rodas. Não é que seja perfeito, mas é bem mais fácil”, contou.
As rampas de acesso que servem para facilitar a vida dos cadeirantes, muitas vezes acaba dificultando e oferecendo risco. “Como a rampa é muita inclinada parece que a gente vai cair na hora de subir”, contou Ezequiel dos Santos. Além de oferecer risco de queda, ele ressalta o prejuízo que causa com um certo tempo de uso dessas rampas. “A gente vai usando, chega um dia que pode partir um eixo da cadeira e a gente cair na rua”.
Apesar da Lei de Acessibilidade já estar em vigor há muito tempo, muitos estabelecimentos comerciais, e até mesmo públicos de Camaçari, desrespeitam as normas de adequação dos serviços de acesso a cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023