Saúde

Camaçari: debatida em sessão turbulenta com protestos e secretário de Saúde, fechamento de UPA permanece sem explicação

24 de Novembro de 2015 - Maíra Lima

Sobre o destino que terá o prédio que funciona atualmente a UPA da Gleba B, o secretário afirmou que estudos estão feitos para definir o que será feito do imóvel.

secretario de saude washington couto Nesta terça-feira, 24, o clima foi de tensão na sessão da Câmara Municipal de Camaçari, de um lado moradores do Parque Verde II, reivindicavam a regularização do abastecimento de água por parte da Embasa, do outro, um grupo cobrava a entrega de casas populares e para completar moradores dos bairros Natal, Parque Satélite, Gleba B, Parque Florestal e Ficam, realizaram um protesto contra o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba B. sessao turbulenta camara Para falar principalmente sobre esse último assunto, o secretário de Saúde do município, Washington Couto, participou dos trabalhos da Casa Legislativa. Na oportunidade o secretário explicou as diferenças entre as unidades de saúde eu existem na cidade e argumentou que a característica da unidade que motivou o protesto (UPA da Gleba B), é de atenção básica e não urgência e emergência. “Por ser uma unidade de atenção básica, eu tenho a responsabilidade de ver como deslocar recursos físicos, financeiros, recursos humanos, para dotar aquela unidade daquilo que é a exigência da população, que é atendimento básico”, disse.
Manifestação na Câmara de Camaçari.

Manifestação na Câmara de Camaçari.

Couto ressaltou ainda, que não pode gastar de forma equivocada as verbas destinadas a saúde, porque, segundo ele, falta recurso para o setor. Munido de dados, colhidos através de um estudo, o secretário afirmou que a procura por atendimento na UPA da Gleba B, vem decrescendo cada vez mais, pois, segundo ele, os pacientes estariam migrando para a UPA da Gleba A, afirmação que foi questionada por alguns vereadores e pelo público presente. Sobre a destinação do prédio que funciona atualmente a UPA da Gleba B, o secretário afirmou que estudos estão feitos para definir o que será feito do imóvel.

Comentários

Outras Notícias

[Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]
Política

Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS

07 de Julho de 2025

Foto: Marcelo Camargo / EBC

[Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]
Política

Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial

07 de Julho de 2025

Foto: Reprodução

[STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia]
Brasil

STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia

07 de Julho de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial]
Mundo

BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial

07 de Julho de 2025

Foto: Brics/Divulgação

[Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia]
Mundo

Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia

06 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira]
Educação

CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira

06 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil