Dilma: país precisa acabar com mosquito antes que comprometa crianças e grávidas
03 de Fevereiro de 2016 - Maíra LimaA presidenta reiterou que, enquanto não houver uma vacina, é preciso eliminar os locais com água parada, pois são criadouros do inseto.
A presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira, 03, voltou a apelar para que toda a sociedade se engaje no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês. “Vamos provar que esse país tem suficiente consciência e determinação para acabar com esse mosquito antes que ele comprometa nossas crianças e nossas grávidas”, disse, em cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Indaiatuba, São Paulo. Dilma afirmou que o governo busca “incansavelmente” o desenvolvimento de uma vacina, inclusive em parceria com os Estados Unidos. Segundo ela, o Instituto Butantan, em São Paulo, também está firmando uma parceria com o laboratório francês Sanofi. “Vamos buscar de todos os jeitos desenvolver essa vacina.” A presidenta reiterou que, enquanto não houver uma vacina, é preciso eliminar os locais com água parada, pois são criadouros do inseto. “Podemos juntos, governo federal, governos estaduais, municípios, as igrejas, os sindicatos, a sociedade derrotar o mosquito se nós tivermos o cuidado de olhar dentro das nossas casas, porque dois terços das águas paradas que são criadouros de mosquito estão dentro das nossas residências. Temos de provar que esse país com mais de 200 milhões de habitantes é mais forte que o mosquito.” Situação de emergência Dilma destacou que a questão é tão séria que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na segunda-feira (1º) situação de emergência em saúde pública de interesse internacional. O motivo foi o aumento de casos de infecção pelo vírus Zika identificados em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros registrados de malformação congênita e síndromes neurológicas. Pronunciamento A presidenta fará hoje à noite um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para pedir a ajuda da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. O intuito é fazer um chamamento para a única forma atual de evitar a disseminar doenças, que é a eliminação dos focos do inseto.Comentários
Outras Notícias
![Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa [Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237594/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa
18 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Sesab
![Casos de dengue no Brasil caem 60% no início de 2025 [Casos de dengue no Brasil caem 60% no início de 2025]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237593/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casos de dengue no Brasil caem 60% no início de 2025
18 de Fevereiro de 2025Foto: José Cruz / Agência Brasil
![Laboratório da UPA Brotas conquista Certificação de Proficiência pelo terceiro ano consecutivo [Laboratório da UPA Brotas conquista Certificação de Proficiência pelo terceiro ano consecutivo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237592/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Laboratório da UPA Brotas conquista Certificação de Proficiência pelo terceiro ano consecutivo
18 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![‘Operação Restitutio’ combate esquema de fraudes milionárias em reembolsos de planos de saúde [‘Operação Restitutio’ combate esquema de fraudes milionárias em reembolsos de planos de saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237591/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
‘Operação Restitutio’ combate esquema de fraudes milionárias em reembolsos de planos de saúde
18 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação / MPBA
![TCU define que fundos privados não devem ser usados para políticas públicas fora do orçamento [TCU define que fundos privados não devem ser usados para políticas públicas fora do orçamento]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237590/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
TCU define que fundos privados não devem ser usados para políticas públicas fora do orçamento
17 de Fevereiro de 2025Foto: Arquivo / Leopoldo Silva / Agência Senado
![Cruzeiro é acusado de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro com transferência de Diogo Vitor [Cruzeiro é acusado de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro com transferência de Diogo Vitor]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237589/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cruzeiro é acusado de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro com transferência de Diogo Vitor
17 de Fevereiro de 2025Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023