Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
16 de Novembro de 2018 - Redação Pernambués agora![Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos [Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/222732/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Secretários municipais de Saúde e prefeitos reagiram hoje (14) à interrupção da cooperação técnica entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o governo de Cuba, que possibilitava o trabalho de cerca de 8,5 mil profissionais cubanos no programa Mais Médicos.
Secretários municipais de Saúde e prefeitos reagiram hoje (14) à interrupção da cooperação técnica entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o governo de Cuba, que possibilitava o trabalho de cerca de 8,5 mil profissionais cubanos no programa Mais Médicos. Em nota conjunta, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apelam para a manutenção dos profissionais cubanos no Brasil sob risco de faltar atendimento à população.
Segundo as entidades, com a decisão do Ministério da Saúde de Cuba de rescindir a parceria, mais de 29 milhões de brasileiros poderão ficar desassistidos da atenção básica de saúde. Eles pediram que o presidente eleito Jair Bolsonaro reveja a decisão de aplicar novas exigências para a permanência dos cubanos no país.
“As entidades pedem a revisão do posicionamento do novo Governo, que sinalizou mudanças drásticas nas regras do programa, o que foi determinante para a decisão do governo de Cuba. Em caráter emergencial, sugerem a manutenção das condições atuais de contratação, repactuadas em 2016, pelo governo Michel Temer, e confirmadas pelo Supremo Tribunal Federal, em 2017”, diz a nota.
Cubanos
Os profissionais de nacionalidade cubana representam, atualmente, mais da metade dos médicos do programa, o que poderá acarretar em “um cenário desastroso” para pelo menos 3.243 municípios. “Dos 5.570 municípios do país, 3.228 (79,5%) só têm médico pelo programa e 90% dos atendimentos da população indígena são feitos por profissionais de Cuba”, informa a nota.
O Conasems e a FNP lembram ainda que o Mais Médicos é amplamente aprovado pelos usuários, com 85% de satisfação em relação à melhoria na assistência em saúde após a implantação do programa.
“Cabe destacar que o programa é uma conquista dos municípios brasileiros em resposta à campanha ‘Cadê o Médico?’, liderada pela FNP, em 2013. Na ocasião, prefeitas e prefeitos evidenciaram a dificuldade de contratar e fixar profissionais no interior do país e na periferia das grandes cidades”, afirmam prefeitos e secretários de saúde na nota.
Segundo as entidades, a cooperação com o governo de Cuba impactará negativamente no sistema de saúde, aumentando as demandas por atendimentos nas redes de média e alta complexidade, além de agravar as desigualdades regionais, já que a maioria dos médicos está espalhada no interior das regiões Norte e Nordeste.
“O cancelamento abrupto dos contratos em vigor representará perda cruel para toda a população, especialmente para os mais pobres. Não podemos abrir mão do princípio constitucional da universalização do direito à saúde, nem compactuar com esse retrocesso”, encerra a nota.
O presidente eleito afirmou mais cedo que pretende manter o programa, mas substituir os mais 8 mil profissionais cubanos por brasileiros ou estrangeiros de outros países. Ele afirmou que os cubanos que quiserem atuar no país devem revalidar os diplomas e se adequarem a novas regras.
Abertura de 10 mil vagas
À Agência Brasil, o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, afirmou que pediu ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que o próximo edital de reposição de vagas no Mais Médicos, que previa a contratação de 1,6 mil profissionais, seja ampliado para 10 mil vagas, a fim de minimizar o impacto da saída dos cubanos. O edital poderá sair já na semana que vem.
“Minha impressão é de que os médicos cubanos devem ir embora até o fim de dezembro. Temos que ter agilidade do ministério de fazer esse chamamento”, afirmou Mauro Junqueira.
O presidente do Conasems lembra que os atuais editais do programa priorizam médicos brasileiros formados no país, seguido de médicos brasileiros formado no exterior, estrangeiros e só em último lugar a contratação de cubanos. Mesmo assim, uma demanda emergencial de tantos profissionais pode dificultar a reposição das vagas.
Comentários
Outras Notícias
![Prefeitura de Camaçari alerta sobre golpe envolvendo falsas inscrições para Jovem Aprendiz e Estágio 2025 [Prefeitura de Camaçari alerta sobre golpe envolvendo falsas inscrições para Jovem Aprendiz e Estágio 2025]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237578/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prefeitura de Camaçari alerta sobre golpe envolvendo falsas inscrições para Jovem Aprendiz e Estágio 2025
11 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Prefeitura de Camaçari
![Cientistas alertam sobre fungo que ameaça anfíbios no Ceará [Cientistas alertam sobre fungo que ameaça anfíbios no Ceará]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237577/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cientistas alertam sobre fungo que ameaça anfíbios no Ceará
11 de Fevereiro de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![MP tenta reverter absolvição de Marcão do Povo por racismo contra Ludmilla [MP tenta reverter absolvição de Marcão do Povo por racismo contra Ludmilla]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237576/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP tenta reverter absolvição de Marcão do Povo por racismo contra Ludmilla
11 de Fevereiro de 2025Foto: Instagram
![Acordo de Paris: Apenas 10 países atualizam metas climáticas às vésperas do prazo final [Acordo de Paris: Apenas 10 países atualizam metas climáticas às vésperas do prazo final]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237575/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Acordo de Paris: Apenas 10 países atualizam metas climáticas às vésperas do prazo final
11 de Fevereiro de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Prefeitura de Salvador reativa linhas de ônibus desativadas com o metrô [Prefeitura de Salvador reativa linhas de ônibus desativadas com o metrô]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237574/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prefeitura de Salvador reativa linhas de ônibus desativadas com o metrô
10 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
![Feira de Santana registra mais de 800 partos de adolescentes em 2024, diz médica [Feira de Santana registra mais de 800 partos de adolescentes em 2024, diz médica]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237573/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Feira de Santana registra mais de 800 partos de adolescentes em 2024, diz médica
10 de Fevereiro de 2025Foto: Ney Silva / Acorda Cidade
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023