Saúde

Ebola: Serra Leoa identifica 70 corpos e 150 casos de ebola após toque recolher

22 de Setembro de 2014 - Piatã

Serra Leoa descobriu 70 corpos e 150 novos casos de ebola durante o toque de recolher obrigatório de três dias para ajudar a conter a propagação do vírus, que terminou nesse domingo (21), anunciaram hoje (22) as autoridades.

A maioria dos 6 milhões de habitantes de Serra Leoa esteve confinada em suas casas desde sexta-feira (19) e durante 72 horas, enquanto cerca de 30 mil voluntários andaram de casa em casa para identificar os doentes e informar sobre as medidas para prevenir a doença.

“Temos um excesso de cadáveres para enterrar, mas isso é habitual desde o início da epidemia. Agora temos pelo menos 150 novos casos”, declarou Steven Gaojia, chefe do Centro de Operações de Emergência. Gaojia disse que os 70 cadáveres foram descobertos em Freetown e nos arredores da capital.

O ministro da Saúde, Abubakarr Fofanah, informou que os agentes envolvidos na operação conseguiram visitar 80% das casas e considerou a iniciativa um sucesso. “Aprendemos muitas coisas durante esta operação. É possível que ela seja retomada”, disse.

Fofanah adiantou que as autoridades não podem “dar números sobre o total de cadáveres descobertos” durante a operação, pois aguardam “os resultados que devem vir de outras partes do país”.

Segundo o ministro, um dos resultados da operação foi a interrupção dos “enterros noturnos”, prática seguida pelas famílias para encobrir a morte dos infectados com o vírus do ebola.

Os habitantes de Serra Leoa retomaram hoje suas atividades depois da operação inédita do toque de recolher para lutar contra a epidemia do ebola, que já matou 562 pessoas no país.

Mais de 2,6 mil pessoas morreram devido à doença desde o início do ano nos três países da África Ocidental mais afetados: Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Postado por Maíra Lima com informações da Agência Brasil

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios]
Bahia

Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação

[Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa]
Brasil

Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

[Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ]
Fofoca

Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei]
Bahia

Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução / TV Globo

[Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval]
Bahia

Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação

[Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa]
Saúde

Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa

18 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução / Sesab