Ebola: Serra Leoa identifica 70 corpos e 150 casos de ebola após toque recolher
22 de Setembro de 2014 - Piatã
Serra Leoa descobriu 70 corpos e 150 novos casos de ebola durante o toque de recolher obrigatório de três dias para ajudar a conter a propagação do vírus, que terminou nesse domingo (21), anunciaram hoje (22) as autoridades.
A maioria dos 6 milhões de habitantes de Serra Leoa esteve confinada em suas casas desde sexta-feira (19) e durante 72 horas, enquanto cerca de 30 mil voluntários andaram de casa em casa para identificar os doentes e informar sobre as medidas para prevenir a doença.
“Temos um excesso de cadáveres para enterrar, mas isso é habitual desde o início da epidemia. Agora temos pelo menos 150 novos casos”, declarou Steven Gaojia, chefe do Centro de Operações de Emergência. Gaojia disse que os 70 cadáveres foram descobertos em Freetown e nos arredores da capital.
O ministro da Saúde, Abubakarr Fofanah, informou que os agentes envolvidos na operação conseguiram visitar 80% das casas e considerou a iniciativa um sucesso. “Aprendemos muitas coisas durante esta operação. É possível que ela seja retomada”, disse.
Fofanah adiantou que as autoridades não podem “dar números sobre o total de cadáveres descobertos” durante a operação, pois aguardam “os resultados que devem vir de outras partes do país”.
Segundo o ministro, um dos resultados da operação foi a interrupção dos “enterros noturnos”, prática seguida pelas famílias para encobrir a morte dos infectados com o vírus do ebola.
Os habitantes de Serra Leoa retomaram hoje suas atividades depois da operação inédita do toque de recolher para lutar contra a epidemia do ebola, que já matou 562 pessoas no país.
Mais de 2,6 mil pessoas morreram devido à doença desde o início do ano nos três países da África Ocidental mais afetados: Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Postado por Maíra Lima com informações da Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
![Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios [Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237599/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios
20 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa [Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237598/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa
20 de Fevereiro de 2025Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
![Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ [Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237597/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ
20 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei [Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237596/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei
20 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / TV Globo
![Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval [Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237595/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa [Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237594/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa
18 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Sesab
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023