Ebola: Japão está pronto a fornecer medicamento experimental
25 de Agosto de 2014 - PiatãAtualmente, não existe nenhum medicamento específico de combate ao vírus ebola, apesar de várias drogas estarem em desenvolvimento.
Enfermeiro da Libéria passa por descontaminação após ter contato com corpos de vítimas do ebola (Ahmed Jallanzo/EPA/Agência Lusa/ Direitos Reservados)
Japão oferece remédio experimental contra o ebola, desenvolvido no país Ahmed Jallanzo/EPA/Agência Lusa/ Direitos Reservados
O Japão está pronto a oferecer um medicamento experimental desenvolvido no país para conter o surto de ebola que ameaça o planeta, anunciou hoje (25) o porta-voz governamental, Yoshihide Suga.
“O nosso país está, caso a Organização Mundial da Saúde [OMS] o requeira, preparado para fornecer o medicamento que está pronto para ser aprovado, em um trabalho de cooperação”, disse Suga.
A OMS tem discutido a utilização de remédios ainda não aprovados como forma de combater o surto de ebola na África, que já causou a morte de mais de 1.400 pessoas e deixou milhares infectados.
Atualmente, não existe nenhum medicamento específico de combate ao vírus ebola, apesar de várias drogas estarem em desenvolvimento.
A utilização de um produto experimental, chamado ZMapp, em dois cidadãos norte-americanos e em um padre espanhol abriu intenso debate ético sobre a utilização de medicamentos não homologados.
Disponível em quantidades muito pequenas, o remédio apresentou resultados promissores nos dois cidadãos americanos, mas o padre espanhol acabou morrendo.
A Mapp Bioparmaceutical, companhia produtora do medicamento, disse ter enviado para a África todas as doses disponíveis da nova droga.
No caso do remédio japonês, desenvolvido pela Fujifilm Holdings e que foi aprovado em março pelas autoridades do país como antigripal, ele está em testes nos Estados Unidos, não apresenta problemas de fornecimento e, de acordo com o porta-voz, há doses disponíveis para 20 mil pessoas.
Desde o início da epidemia de ebola, em março, e até 20 de agosto, a OMS contabilizou 1.427 mortos em 2.615 casos identificados.
A Libéria é o país mais afetado, com 624 mortos em 1.082 casos, seguindo-se a Guiné-Conacri, com 407.
Serra Leoa e a Nigéria registram, respectivamente, 392 mortos e cinco mortos.
Por Maíra Lima com informações da Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
![Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios [Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237599/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios
20 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa [Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237598/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa
20 de Fevereiro de 2025Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
![Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ [Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237597/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ
20 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei [Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237596/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei
20 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / TV Globo
![Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval [Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237595/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa [Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237594/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa
18 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Sesab
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023