Saúde

Teste detecta chikungunya em 20 minutos

10 de Março de 2015 - Piatã

Aplicativo detalha sintomas e ajuda mapear os locais com maior incidência.

Tecnologia é inédita da BA e secretário da Sesab fala em comercialização.

Lançado nesta terça-feira (10) o teste rápido gratuito que permite diagnosticar os vírus da dengue e da febre chikungunya em apenas 20 minutos. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) o teste tem eficácia de 99,8% e é inédito no país.

Com um aplicativo é mapeado e localizados os pontos de focos das doenças. A apresentação ocorreu no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), em Brotas, bairro de Salvador. Neste ano, a campanha de combate aos mosquitos transmissores das doenças tem o tema "Dengue ou Chikungunya - Não vacile, vá à unidade de saúde". Na primeira fase, serão 100 aparelhos distribuídos para exames em Salvador e no interior. As primeiras cidades vão ser contempladas na próxima semana, são elas Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe, além da capital - cidades onde já ocorreram casos de chikungunya.

O teste e aplicativo foram criados pelo médico infectologista e subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, em parceria com uma empresa nacional. As ferramentas dão o diagnóstico, coletam dados sobre o paciente como sintomas, além de mapear, via o GPS do smartphone, locais com maior ou menos incidência. O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou a construção de uma fábrica para a produção dos dispositivo destinada à comercialização.

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios]
Bahia

Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação

[Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa]
Brasil

Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

[Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ]
Fofoca

Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei]
Bahia

Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução / TV Globo

[Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval]
Bahia

Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval

20 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação

[Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa]
Saúde

Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa

18 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução / Sesab