Fogos de artifício e som alto podem lesar a audição
23 de Junho de 2015 - Vania SantanaMédica otorrinolaringologista Clarice Saba explica que ruídos emitem cerca de 115 decibéis, ou seja, são permitidos por apenas sete minutos
O barulho dos fogos de artifício e das altas caixas de som podem lesar a audição, causar zumbido, perfurar o tímpano e até gerar uma perda auditiva. Esse é o alerta da otorrinolaringologista Clarice Saba para quem vai curtir os festejos de São João. A médica explica que é importante que as pessoas preservem a saúde auditiva para evitar os danos, às vezes irreversíveis. “Você deve evitar se aproximar do barulho. Você pode ir para o forró, é claro, mas evite ficar próximo à caixa de som. Os fogos de artifício são ainda mais prejudiciais, pois estrondam inesperadamente e se transformam em um trauma acústico. Lembre-se que o som é pressão sonora e um único barulho pode lesar a sua saúde auditiva para sempre”, afirma. A otorrinolaringologista orienta que os pais tentem preservar a saúde auditiva das crianças através de protetores auriculares. Os que trabalham nos locais de superexposição também devem tomar cuidados. O tempo de exposição, a intensidade do som e a distância entre a pessoa e a fonte sonora influenciam diretamente nesta possível lesão. Caso o indivíduo tenha zumbido ou dores de ouvido, o indicado é evitar novo contato com o barulho, fazer um repouso auditivo e procurar ajuda profissional. “O volume de 85 decibéis é suportável por até oito horas consecutivas. Para cada cinco decibéis a mais, o limite cai pela metade. Ficar perto das explosões dos fogos de artifício e das caixas de som é ficar exposto, em média, a 115 decibéis. Isso significa que, de modo geral, o indivíduo só pode ficar exposto a esses barulhos por sete minutos”, esclarece a médica, que já ganhou o mais importante prêmio científico internacional na área de estudos sobre zumbido, o Jack Vernon Awards, DICAS: Dicas que mostram que o ambiente não está sendo saudável para os ouvidos: - se você tem que gritar para ser ouvido; - se você não entende o que estão falando a um metro de distância; - se a música tocada no seu fone de ouvido pode ser ouvida por uma pessoa próxima a você; - se após exposição ao barulho você apresentou zumbido.Comentários
Outras Notícias
![Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios [Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237599/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios
20 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa [Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237598/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa
20 de Fevereiro de 2025Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
![Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ [Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237597/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ
20 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei [Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237596/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei
20 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / TV Globo
![Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval [Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237595/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa [Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237594/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa
18 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Sesab
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023