Confirmada morte por Síndrome de Guillain-Barré na Bahia
08 de Julho de 2015 - Diogenes Matos
Foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta quarta-feira (8), a ocorrência da primeira morte provocada pela Síndrome de Guillain-Barré no estado. Segundo informações do subsecretário Roberto Badaró, a vítima é uma mulher de 26 anos, que começou a manifestar os primeiros sintomas da doença no dia 20 de maio.
A população está apreensiva e questiona se a doença tem relação com doenças como a zika vírus. A Síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais, como o Zika Vírus. A síndrome causa fraquezas ascendentes, paralisia flácida, mas a doença pode agravar até causar paralisia na musculatura respiratória e, com isso, o paciente necessita de suporte ventilatório para auxiliar na respiração.
De acordo com a Sesab, uma outra morte foi registrada no estado, mas ainda não há confirmação de que esteja relacionada com a Síndrome de Guillain-Barré. O óbito da mulher de 26 anos foi notificado à Vigilância Epidemiológica Estadual no dia 12 de junho.
Cinquenta e cinco pessoas foram detectadas na Bahia com a Síndrome de Guillain-Barré, de maio até a data atual, segundo informações da Sesab. Atualmente 12 pacientes foram internados no Hospital Geral Couto Maia, na capital baiana, com suspeita da doença. Os demais casos foram registrados pela Sesab, mas são atendidos pela rede particular.
A maior parte dos pacientes percebe a doença através de sensações cutâneas como frio, calor e formigamento, nas extremidades dos membros inferiores e, em seguida, superiores.
Para ter certeza da doença, deve-se fazer exame semelhante ao utilizado para diagnóstico da meningite. Os pacientes com sintomas devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde. Nesses locais, será realizado o diagnóstico inicial e, em caso de suspeita da síndrome, o paciente será encaminhado para o Hospital Couto Maia.
Comentários
Outras Notícias
![Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios [Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237599/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp BA e empresas entram em acordo para manter número de trabalhadores e benefícios
20 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa [Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237598/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Desemprego atinge menor nível no Brasil, mas Bahia e Pernambuco lideram taxa
20 de Fevereiro de 2025Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
![Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ [Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237597/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Juliette anuncia parceria musical com Psirico e ÀTTOOXXÁ
20 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei [Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237596/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei
20 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / TV Globo
![Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval [Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237595/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Metrô de Salvador terá operação 24h durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa [Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237594/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Oito em cada 10 baianos não usaram camisinha ao menos uma vez, revela pesquisa
18 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Sesab
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023