Artigos

Exclusivo: Rilza Valentim conta como estelionatário lesou prefeitura

22 de Fevereiro de 2013 - Piatã

O comerciante Huxley Brune Teixeira, 20 anos, foi preso após um mês de investigação da 21ª Delegacia Territorial de São Francisco do Conde. Sobre ele pesa a acusação de praticar ações fraudulentas com o cartão coorporativo Good Card. O golpe aplicado com a ajuda do servidor público Rafael Antônio Farias da Silva, ainda foragido, ultrapassa os R$ 500 mil.

Segundo a prefeita da cidade, Rilza Valentim Huxley era proprietário de uma empresa de fachada para que os estelionatários fraudassem o uso do cartão coorporativo, disponibilizado para compras de servidores municipais em estabelecimentos conveniados à Prefeitura. “Nos percebemos que havia algo de errado desde setembro, quando contatamos a polícia que abriu o processo investigativo”, disse.

Ainda de acordo com a prefeita, o objetivo do cartão era fomentar a economia local, já que pelo menos 30% do salário dos servidores poderiam ser gastos nas lojas conveniadas de São Francisco do Conde. “Com este projeto conseguimos ampliar o comércio local. No centro tínhamos apenas uma farmácia depois do cartão são cinco. É um projeto maravilhoso, não tem despesa para o município, nem taxas para os servidores. As pessoas poderiam contar na hora de um sufoco. Gás, remédios tudo pode ser comprado, mas infelizmente pessoas usaram de má fé e atrapalharam este momento na cidade”, relatou.

Segundo informações da empresa Golden Card, operadora do cartão, Rafael conhecia as senhas para alteração do sistema do setor de pagamentos do município e da Golden Card. Por meio delas, aumentava o valor do limite do cartão e efetuava compras no estabelecimento de Huxley, cujos valores eram debitados na folha de pagamento dos servidores. Posteriormente, os limites eram reduzidos para os valores originais, correspondentes a 30% de cada servidor.

Rilza declarou que pretende retomar o projeto, já que a Prefeitura de São Francisco do Conde suspendeu o serviço ao perceber as distorções nos valores cobrados na folha de pessoal. “É algo muito bom para a cidade. Uma moeda especifica de São Francisco do Conde e com certeza retornará”, disse.

Huxley será indiciado por estelionato e permanecerá custodiado na carceragem da 21ª DT. Lásaro João do Amaral, pai de Huxley e também acusado de fazer parte do esquema, está foragido e terá a prisão preventiva solicitada à Justiça. A prisão preventiva de Rafael já foi decretada, enquanto a participação de outros envolvidos na fraude é investigada.

Por Giovanna Reyner

Comentários

Outras Notícias

[BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]
Economia

BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social

09 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades

09 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Eduardo Benini

[Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe]
Fofoca

Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe

09 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares]
Saúde

Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares

09 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Tua Beleza

[Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa]
Saúde

Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa

08 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

[Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]
Brasil

Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp

08 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil