Ponte Salvador-Itaparica: após início na ilha, sondagem para identificar características do solo começa na capital baiana
22 de Fevereiro de 2024 - Redação Pernambués agora
Projeção da ponte que vai ligar Salvador a Itaparica — Foto: Divulgação/GOVBA
A sondagem no solo para as obras da ponte Salvador-Itaparica foi iniciada nesta quarta-feira (21) na capital baiana. O mesmo serviço teve início em janeiro na ilha.
Realizado pela concessionária à frente da construção, operação e manutenção do novo sistema rodoviário, o processo consiste na perfuração para coleta de amostras do solo. Todo o processo de sondagem tem previsão de ser concluído em dezembro de 2024. Já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.
A sondagem iniciada nesta quarta, foi feita em uma área próxima ao terminal do ferry-boat, com uso de uma perfuratriz para obter fragmentos do solo no local onde posteriormente será instalado um pilar da ponte.
De acordo com o governo da Bahia, essa etapa é fundamental para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura. Posteriormente, tais amostras serão enviadas para um laboratório, onde são feitas análises detalhadas do material.
O atual cronograma de trabalho prevê o início da sondagem no mar após a finalização do serviço em terra. A etapa marítima deve acontecer em março, quando serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos, consideradas águas rasas, com até 10 metros de profundidade.
Na sequência, a sondagem será feita em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d'água e uso de balsas que estarão acopladas com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho.
“Estamos avançando com o serviço de sondagem em terra e muito em breve vamos iniciar as atividades no mar. Para essa nova etapa na Baía de Todos-os-Santos iremos contar com o auxílio de equipamentos chineses, como o sistema de compensação de ondas. O intercâmbio tecnológico Brasil-China será um dos legados desse grande investimento que estamos fazendo”, disse o presidente da concessionária, Cláudio Villas Boas
Plano de desenvolvimento econômico e social
O governo da Bahia promete que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda, capaz de impulsionar a economia de todo o estado, com a geração de sete mil empregos.
Dez milhões de baianos devem ser contemplados em cerca de 250 municípios.
A expectativa é de que esse investimento fomente o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário.
O novo sistema também deve impulsionar o turismo de modo sustentável, já que a distância entre Salvador e zonas turísticas, como as regiões sul e baixo sul, será reduzida em mais de 100 km.
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023