Ponte Salvador-Itaparica: após início na ilha, sondagem para identificar características do solo começa na capital baiana
22 de Fevereiro de 2024 - Redação Pernambués agora
Projeção da ponte que vai ligar Salvador a Itaparica — Foto: Divulgação/GOVBA
A sondagem no solo para as obras da ponte Salvador-Itaparica foi iniciada nesta quarta-feira (21) na capital baiana. O mesmo serviço teve início em janeiro na ilha.
Realizado pela concessionária à frente da construção, operação e manutenção do novo sistema rodoviário, o processo consiste na perfuração para coleta de amostras do solo. Todo o processo de sondagem tem previsão de ser concluído em dezembro de 2024. Já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.
A sondagem iniciada nesta quarta, foi feita em uma área próxima ao terminal do ferry-boat, com uso de uma perfuratriz para obter fragmentos do solo no local onde posteriormente será instalado um pilar da ponte.
De acordo com o governo da Bahia, essa etapa é fundamental para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura. Posteriormente, tais amostras serão enviadas para um laboratório, onde são feitas análises detalhadas do material.
O atual cronograma de trabalho prevê o início da sondagem no mar após a finalização do serviço em terra. A etapa marítima deve acontecer em março, quando serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos, consideradas águas rasas, com até 10 metros de profundidade.
Na sequência, a sondagem será feita em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d'água e uso de balsas que estarão acopladas com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho.
“Estamos avançando com o serviço de sondagem em terra e muito em breve vamos iniciar as atividades no mar. Para essa nova etapa na Baía de Todos-os-Santos iremos contar com o auxílio de equipamentos chineses, como o sistema de compensação de ondas. O intercâmbio tecnológico Brasil-China será um dos legados desse grande investimento que estamos fazendo”, disse o presidente da concessionária, Cláudio Villas Boas
Plano de desenvolvimento econômico e social
O governo da Bahia promete que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda, capaz de impulsionar a economia de todo o estado, com a geração de sete mil empregos.
Dez milhões de baianos devem ser contemplados em cerca de 250 municípios.
A expectativa é de que esse investimento fomente o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário.
O novo sistema também deve impulsionar o turismo de modo sustentável, já que a distância entre Salvador e zonas turísticas, como as regiões sul e baixo sul, será reduzida em mais de 100 km.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023