Cinema de Salvador fará sessão para pessoas em situação de rua
19 de Março de 2024 - Redação Pernambués agora
Cena de “Café, Pépi e Limão”, que será exibido no Festival - Foto: Reprodução
O Panorama Internacional Coisa de Cinema vai realizar uma sessão para pessoas em situação de rua. Cerca de 80 assistidos do Corra pro Abraço e do Consultório da Rua serão recebidos no Cine Glauber Rocha, nesta terça-feira, 19, às 15h10, para a exibição de “Café, Pépi e Limão”, de Adler Kibe Paz e Pedro Léo, que aborda a população em vulnerabilidade.
Além da experiência de ir ao cinema, inédita para vários assistidos dos programas, os convidados poderão ver sua própria realidade na tela. “Café, Pépi e Limão” conta a história de três jovens em situação de rua. Café foge de uma vingança de família que o persegue, Pépi foi violentada por seu padrasto e expulsa de casa pela mãe, e Limão mora sob um viaduto com Marta, que está muito debilitada devido à dependência de drogas. Eles se juntam para sobreviver, enquanto a amizade cresce.
“Convidei muitos públicos de áreas diferentes, de setores diferentes, em condições humanas específicas diferentes, e o Panorama demonstrou que isso é possível, de forma acolhedora, de forma responsável, inclusive se tornando uma referência para outros festivais”, declara o produtor de mobilização social, Tiago Zanette. Além dos assistidos pelo Corra e o Consultório, parceiros nessa inovação, o projeto irá receber estudantes das redes municipal e estadual de ensino, o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas e o Projeto Axé.
Segundo Tiago, a escolha desse filme busca gerar identificação, colaborando para a elevação da autoestima, enquanto a inclusão desse público pela primeira vez no projeto do Panorama, “Escola vai ao cinema”, representa um passo importante na promoção do acesso democrático à cultura e ao lazer. “Quando a gente se vê na tela, sente que também é uma referência para a sociedade, a gente se sente mais incluído. Isso revigora e mostra que eles e elas serão sempre bem vindos em qualquer espaço”, avalia.
O longa-metragem “Café, Pépi e Limão” será acompanhado por dois curtas, também com tramas que abordam vulnerabilidades sociais. “TAMBA: Sinfonia do Invisível” narra a vida de Cândido Xavier, artista plástico e escultor de Cachoeira que enfrentou a pobreza até os últimos dias de sua vida. Já “Felipa” mergulha no embate interno da protagonista que utiliza a raiva como instrumento de libertação.
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023