Cinema de Salvador fará sessão para pessoas em situação de rua
19 de Março de 2024 - Redação Pernambués agora
Cena de “Café, Pépi e Limão”, que será exibido no Festival - Foto: Reprodução
O Panorama Internacional Coisa de Cinema vai realizar uma sessão para pessoas em situação de rua. Cerca de 80 assistidos do Corra pro Abraço e do Consultório da Rua serão recebidos no Cine Glauber Rocha, nesta terça-feira, 19, às 15h10, para a exibição de “Café, Pépi e Limão”, de Adler Kibe Paz e Pedro Léo, que aborda a população em vulnerabilidade.
Além da experiência de ir ao cinema, inédita para vários assistidos dos programas, os convidados poderão ver sua própria realidade na tela. “Café, Pépi e Limão” conta a história de três jovens em situação de rua. Café foge de uma vingança de família que o persegue, Pépi foi violentada por seu padrasto e expulsa de casa pela mãe, e Limão mora sob um viaduto com Marta, que está muito debilitada devido à dependência de drogas. Eles se juntam para sobreviver, enquanto a amizade cresce.
“Convidei muitos públicos de áreas diferentes, de setores diferentes, em condições humanas específicas diferentes, e o Panorama demonstrou que isso é possível, de forma acolhedora, de forma responsável, inclusive se tornando uma referência para outros festivais”, declara o produtor de mobilização social, Tiago Zanette. Além dos assistidos pelo Corra e o Consultório, parceiros nessa inovação, o projeto irá receber estudantes das redes municipal e estadual de ensino, o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas e o Projeto Axé.
Segundo Tiago, a escolha desse filme busca gerar identificação, colaborando para a elevação da autoestima, enquanto a inclusão desse público pela primeira vez no projeto do Panorama, “Escola vai ao cinema”, representa um passo importante na promoção do acesso democrático à cultura e ao lazer. “Quando a gente se vê na tela, sente que também é uma referência para a sociedade, a gente se sente mais incluído. Isso revigora e mostra que eles e elas serão sempre bem vindos em qualquer espaço”, avalia.
O longa-metragem “Café, Pépi e Limão” será acompanhado por dois curtas, também com tramas que abordam vulnerabilidades sociais. “TAMBA: Sinfonia do Invisível” narra a vida de Cândido Xavier, artista plástico e escultor de Cachoeira que enfrentou a pobreza até os últimos dias de sua vida. Já “Felipa” mergulha no embate interno da protagonista que utiliza a raiva como instrumento de libertação.
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023