Rede quer impeachment do ministro do Meio Ambiente
23 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora![Rede quer impeachment do ministro do Meio Ambiente [Rede quer impeachment do ministro do Meio Ambiente]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/225737/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O líder da Rede no Senado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), informou que o partido protocolou, nesta quinta-feira (22), no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido deimpeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por omissão em relação ao crescimento do desmatamento da Amazônia.
Segundo Randolfe, há jurisidição determinando que o processo de impeachment dos ministros de Estado, por crimes de responsabilidade autônomos, não conexos com infrações da mesma natureza do presidente da República, deve ser instruído e julgado pelo STF.
"O pedido de impeachment de Ricardo Salles se fundamenta e se sustenta pelos notórios acontecimentos que todas as senhoras e senhores têm conhecimento. A irresponsabilidade do senhor ministro de Estado, a total ausência das políticas do Ministério do Meio Ambiente, o desmonte dos órgãos de fiscalização ambiental, notoriamente do Ibama e do Instituto Chico Mendes, têm sido responsáveis pelo desmonte da política ambiental no país ",avaliou o senador.
Pelo documento protocolado, Salles cometeu crime de responsabilidade por descumprir deveres funcionais relativos à Política Nacional do Meio Ambiente e à garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado; adotar atos incompatíveis com o decoro, honra e dignidade da função ao perseguir agentes públicos em razão do mero cumprimento da função; expedir ordens de forma contrária à Constituição Federal ao promover alterações da estrutura do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); e por não tomar providências em relação ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, que permitiu a exploração de áreas de proteção na bacia de Abrolhos (BA) contrariando parecer técnico.
Randolfe lembrou ainda que Salles cortou, em maio, 50% dos recursos destinados ao programa PrevFogo, de prevenção aos incêndios florestais no período da estiagem na Amazônia, que vai de julho a dezembro.
Comentários
Outras Notícias
![Pablo lança segunda parte de “Bodega do Pablo” com participações e novas faixas [Pablo lança segunda parte de “Bodega do Pablo” com participações e novas faixas]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237920/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pablo lança segunda parte de “Bodega do Pablo” com participações e novas faixas
23 de Julho de 2025Foto: Divulgação
![Ceará confirma primeiro foco de gripe aviária em criação doméstica [Ceará confirma primeiro foco de gripe aviária em criação doméstica]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237919/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ceará confirma primeiro foco de gripe aviária em criação doméstica
23 de Julho de 2025Foto: Wilson Dias / EBC
![TRT-BA condena clínica por assédio moral e discriminação estética contra funcionária [TRT-BA condena clínica por assédio moral e discriminação estética contra funcionária]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237918/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
TRT-BA condena clínica por assédio moral e discriminação estética contra funcionária
23 de Julho de 2025Foto: Divulgação
![Muito além do QI: Neurocientista alerta para os desafios emocionais de crianças superdotadas [Muito além do QI: Neurocientista alerta para os desafios emocionais de crianças superdotadas]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237917/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Muito além do QI: Neurocientista alerta para os desafios emocionais de crianças superdotadas
23 de Julho de 2025Foto: Reprodução/Freepik
![SAMU 192 completa 20 anos com média de 300 atendimentos por dia em Salvador [SAMU 192 completa 20 anos com média de 300 atendimentos por dia em Salvador]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237916/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SAMU 192 completa 20 anos com média de 300 atendimentos por dia em Salvador
22 de Julho de 2025Foto: Imagem Ilustrativa. Lucas Moura / Secom PMS
![Fifa analisa mudanças no VAR e em cobranças de pênalti para Copa de 2026 [Fifa analisa mudanças no VAR e em cobranças de pênalti para Copa de 2026]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237915/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fifa analisa mudanças no VAR e em cobranças de pênalti para Copa de 2026
22 de Julho de 2025Foto: Imagem Ilustrativa. Divulgação / FIFA
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023