Muito além do QI: Neurocientista alerta para os desafios emocionais de crianças superdotadas
23 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Reprodução/Freepik
Ao se falar em crianças superdotadas, muitos imaginam pequenos gênios resolvendo cálculos complexos ou exibindo memória prodigiosa. No entanto, essa visão simplificada ignora o lado emocional, muitas vezes sobrecarregado. Em entrevista ao Bahia Notícias, a psicoterapeuta e neurocientista Ana Chaves destacou que crianças com altas habilidades cognitivas também enfrentam intensos desafios emocionais.
A repercussão recente do programa Pequenos Gênios, da TV Globo, reacendeu o debate nas redes sociais, especialmente após a emoção demonstrada por Isabella, de 10 anos, que participou da competição ao lado de Lara, baiana de 8 anos. A menina paulista precisou ser amparada pela mãe durante a gravação, levantando discussões sobre autocobrança e saúde emocional em crianças com alto desempenho.
Ana explica que essas crianças, além de conscientes e sensíveis, são extremamente exigentes consigo mesmas, o que pode levar à frustração, ansiedade e, em alguns casos, depressão. Por isso, o apoio familiar e o acompanhamento psicológico são fundamentais. Ela também reforça que profissionais especializados em altas habilidades devem conduzir esse processo com cuidado e conhecimento técnico.
No Brasil, a superdotação é reconhecida pela Política Nacional de Educação Especial. O diagnóstico, geralmente feito entre os 6 e 10 anos, envolve avaliação multidisciplinar que inclui testes cognitivos, emocionais e de desempenho escolar. Sinais precoces podem surgir ainda entre os 2 e 5 anos.
Outro desafio é a adaptação escolar: muitas vezes, o ritmo de aprendizagem dessas crianças não acompanha a estrutura da escola tradicional. Entre as estratégias sugeridas estão o enriquecimento curricular e, em casos específicos, a aceleração de séries — desde que seja respeitado o amadurecimento emocional.
Apesar da existência de alguns programas públicos voltados para o tema, Ana critica a limitação e distribuição desigual das iniciativas no país. Para ela, é essencial que escola e família se baseiem em ciência para desenvolver estratégias que acolham e respeitem a singularidade dessas crianças.
Comentários
Outras Notícias
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023