Brasil

Porto Seguro deve tomar medidas para conter óleo nas praias

04 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Porto Seguro deve tomar medidas para conter óleo nas praias]

O MPF expediu recomendação para que os municípios litorâneos de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro implementem imediatamente quando detectada a poluição

O Ministério Público Federal expediu recomendação nessa terça-feira, 29 de outubro, para que os municípios litorâneos de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro implementem imediatamente quando detectada a poluição provocada por vazamento de óleo – medidas para remoção adequada do resíduo, limpeza das praias afetadas e recuperação do ecossistema costeiro.
Na Recomendação, assinada pelo procurador da República Fernando Zelada, é determinado que os três municípios – localizados no litoral sul da Bahia – têm cinco dias, do recebimento, para informar o MPF sobre o acatamento ou não das medidas.
A recomendação visa conter o avanço e a expansão da substância poluente na região, e aplacar os danos ambientais causados pelo óleo, que há mais de 60 dias começou a chegar às praias do Nordeste do país.
Os municípios deverão seguir as orientações técnicas fornecidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ao MPF e descritas na recomendação.
 Deverão, ainda segundo o documento, a cada 30 dias encaminhar relatório e documentação que comprove a adoção das medidas recomendadas por, pelo menos, cinco meses, ou até a comprovação da conclusão da limpeza das praias afetadas e da integral remoção dos resíduos poluentes.
Direcionadas a municípios litorâneos afetados pela poluição, recomendações semelhantes já foram enviadas para Ilhéus, Itacaré, Maraú, Cairu, Una, Canavieiras e Camamu – no baixo-sul da Bahia. 
As medidas propostas pelo Ibama orientam sobre a remoção eficaz, correta e segura do óleo, para a limpeza das praias afetadas e recuperação do ecossistema costeiro.
Entre as informações prestadas pelo instituto, estão explicações sobre as técnicas para “remoção manual”, “remoção manual assistida por máquina”, “remoção mecânica”, “gestão de resíduos”, “remoção manual de óleo em manguezais” e “remoção manual em áreas rochosas”, entre outras (confira as orientações do Ibama na íntegra no texto das recomendações disponibilizadas abaixo).
Além da adoção das medidas emergenciais e do constante monitoramento ambiental de todas as praias costeiras – e de eventuais rios ou outras áreas litorâneas afetadas para identificar a existência e a extensão da poluição – o MPF recomendou a apresentação, em dez dias, de Plano Integrado de Recuperação e Segurança Ambiental, com a previsão das orientações propostas pelo Ibama e outras que se fizerem necessárias, ações de proteção do meio ambiente e de fiscalização contínua das áreas atingidas pelo derramamento de óleo e dos locais passíveis afetação, ações de educação ambiental e conscientização de riscos à população sobre os locais que estejam poluídos, além da apresentação do cronograma detalhado de execução das ações previstas.
Os municípios terão o prazo de dez dias para informar o MPF sobre o acatamento da recomendação.

Comentários

Outras Notícias

[Estudo aponta queda significativa da prevalência de HPV entre jovens após vacinação]
Saúde

Estudo aponta queda significativa da prevalência de HPV entre jovens após vacinação

30 de Julho de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[ONU alerta que redução de investimentos pode agravar avanço do HIV no mundo]
Mundo

ONU alerta que redução de investimentos pode agravar avanço do HIV no mundo

30 de Julho de 2026

Foto: Unicef/Frank Dejongh

[MP-BA move ação contra clínica, Estado e Prefeitura após falhas em mutirão de catarata]
Bahia

MP-BA move ação contra clínica, Estado e Prefeitura após falhas em mutirão de catarata

30 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / TV Bahia

[Jam no MAM celebra os 84 anos de Caetano Veloso com edição especial em Salvador]
Bahia

Jam no MAM celebra os 84 anos de Caetano Veloso com edição especial em Salvador

30 de Julho de 2026

Fotos: Lígia Rizério | Fernando Young

[Filmes brasileiros premiados no exterior começam a estrear nos cinemas nacionais]
Brasil

Filmes brasileiros premiados no exterior começam a estrear nos cinemas nacionais

29 de Julho de 2026

Foto: Divulgação/Jamille Queiroz

[Após elogiar Projeto Dominguinho, Matheus Cunha ganha presente especial de João Gomes]
Fofoca

Após elogiar Projeto Dominguinho, Matheus Cunha ganha presente especial de João Gomes

29 de Julho de 2026

Foto: Reprodução/Instagram/@dominguinho