Carlos Neder, médico e fundador do PT, morre de Covid em São Paulo
26 de Setembro de 2021 - O Globo
Deputado, ex-vereador e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), o médico Carlos Neder morreu neste sábado em São Paulo, aos 67 anos
Neder estava internado na capital paulista desde 8 de agosto, em decorrência da Covid-19.
Em nota, o PT afirmou que Neder “deixa um legado na vida do estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência e a reforma agrária popular”. Segundo a legenda, o político “revolucionou a capital como secretário de Saúde no governo da prefeita Luiza Erundina” e “ampliou acesso e serviços, enquanto fortaleceu a democracia e participação popular na política”.
O partido lamentou ainda que a morte de um de seus fundadores “é mais uma consequência da política genocida que levou mais de 590 mil brasileiros à morte”. E concluiu dizendo que “sua história viverá como exemplo de generosidade, lealdade e compromisso com a classe trabalhadora”.
Carlos Neder, de 67 anos, era médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Saúde Pública pela Unicamp. Nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Syul, e veio para São Paulo em 1970, tendo ingressado na Faculdade de Medicina da USP em 1973.
Foi eleito deputado estadual em São Paulo, em 2005, e, atualmente, exercia seu terceiro mandato, todos pelo Partido dos Trabalhadores. Atuava em movimentos populares desde os anos 70 e foi secretário municipal de saúde durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1990-1992).
Ele exerceu ainda quatro mandatos como vereador na capital paulista, a partir de 1996. Na Assembleia Legislativa, apresentou mais de 60 projetos e foi autor de leis que instituem fóruns de saúde, como o Fórum Suprapartidário em Defesa do SUS e da Seguridade Social. Também foi autor da lei que institui o Quesito Cor nos bancos de dados ligados ao governo estadual – uma antiga reivindicação do movimento social contra o racismo.
Na Câmara, apresentou inúmeros projetos que resultaram na aprovação de programas como Banco do Povo (crédito para pequenos empreendedores), Educomunicação (rádio nas escolas), Prevenção de Violência nas Escolas, Conselhos Gestores do SUS, dos parques e dos CEUs (participação da comunidade nas ações públicas).
Foto: Arquivo pessoal
Comentários
Outras Notícias
Salvador intensifica vacinação contra HPV e alerta para baixa cobertura entre jovens
30 de Abril de 2026Foto: Bruno Concha / PMS
CCJ da AL-BA aprova projeto que limita exigência de CPF em farmácias
30 de Abril de 2026Foto: Divulgação / AL-BA
Sesab abre investigações para apurar denúncias de assédio e irregularidades em hospitais estaduais
30 de Abril de 2026Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Daniela Mercury se retrata com Edson Gomes após repercussão em premiação e diz querer diálogo direto
30 de Abril de 2026Foto: YouTube
Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes
29 de Abril de 2026Foto: Reprodução
Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento
29 de Abril de 2026Foto: Orlando K Junior / Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023