Brasil

Terreiro debate memórias e relações culturais de povos afroindígenas

26 de Novembro de 2021 - Coluna O Tempo Presente
[Terreiro debate memórias e relações culturais de povos afroindígenas]

Terreiro Ilê Axé Omorodé L’oni Oluaiê debate em seminário “A memória dos caboclos e as relações culturais afroindígenas em comunidades de terreiro”, nesta sexta-feira (26), às 14 horas

A atividade é presencial, com medidas protetivas contra Covid-19 e transmissão ao vivo pelo youtube no canal do Terreiro Ilé Axé Omorode Oluaye.

O objetivo, segundo o babalorixá Gilson da Cruz, é trocar conhecimentos visando buscar caminhos possíveis e necessários para compartilhar, educar, curar e preservar as comunidades afroindígenas, considerando aspectos dos contextos verificados na contemporaneidade.

Confirmaram presença a deputada Olívia Santana, pela entidade Unegro; Danillo Barata, representando o Centro de Cultura (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Marcelo França (Tatá Musiki Hosi Alê), pela Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e o professor Marlon Marcos Vieira Passos, da Unilab.

A proposta de aproximar o terreiro da comunidade acadêmica ganha força com a participação da professora Ana Rita Machado, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), na condição de mediadora do seminário sociocultural, o primeiro de uma série a ser promovida pelo terreiro localizado em Santo Amaro da Purificação, no bairro do Sinibu, no Recôncavo baiano.

– O evento surge como ferramenta usada pelos caboclos e guias para trazer conhecimentos ancestrais para tempos modernos – disse pai Gilson da Cruz, 51 anos, metade deles dedicado ao candomblé.

Fundado em 1998, o terreiro dedica-se não apenas a prestar assistência religiosa, mas desenvolve atividades de acolhimento de pessoas em situação de rua para devolvê-las à sociedade em condições de estudar e trabalhar, além do apoio a manifestações culturais.

 

Foto: Agencia Brasil

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026]
Política

Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026

09 de Junho de 2026

Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.

[Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória]
Esportes

Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória

09 de Junho de 2026

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

[Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais]
Justiça

Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais

09 de Junho de 2026

Fotos: Divulgação / Drogasil

[OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária]
Mundo

OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária

09 de Junho de 2026

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

[Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento]
Justiça

Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento

09 de Junho de 2026

Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |