"É coisa de preto, né", diz vereador Camilo Cristófaro em sessão na Câmara de SP
03 de Maio de 2022 - CNN Brasil
Uma fala de cunho racista do vereador Camilo Cristófaro (PSB) vazou durante uma sessão da Câmara Municipal de São Paulo, na manhã desta terça-feira (3).
No áudio, que circulou em redes sociais, é possível ouvir Cristófaro falando que "não lavar nem a calçada (.) é coisa de preto, né?". A fala aconteceu durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos.
A vereadora Luana Alves (PSOL) afirmou que entrará com uma representação contra o vereador do PSB. "No início da sessão da CPI dos Apps, agora há pouco, o termo "coisa de preto" foi proferido no microfone do plenário virtual. O áudio foi captado pelo microfone de um vereador. Entraremos com representação na corregedoria da Câmara para que seja investigado. RACISTAS NÃO PASSARÃO!", escreveu no Twitter.
O presidente do PSB no Estado de São Paulo, o ex-prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, disse que a legenda vai abrir um procedimento no Comitê de Ética do partido. "É inadmissível a fala racista do vereador de São Paulo Camillo Christófaro. O PSB repudia veementemente. Será aberto um processo sumário no Comitê de Ética do Partido, podendo culminar com a expulsão", afirmou Donizette.
A defesa do vereador, por sua vez, respondeu que "por enquanto não irá se manifestar sobre a questão". Em nota, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite, afirmou que recebeu a denúncia com "indignação" e disse que o caso será analisado pela Corregedoria da Câmara.
"Como negro e presidente da Câmara tenho lutado com todas as forças contra o racismo, crime que insiste em ser cometido dentro de uma Casa de Leis e fora dela também. O caso será apurado pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo", completou a nota.
Comentários
Outras Notícias
![Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS [Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237878/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS
07 de Julho de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial [Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237877/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
07 de Julho de 2025Foto: Reprodução
![STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia [STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237876/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia
07 de Julho de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial [BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237875/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial
07 de Julho de 2025Foto: Brics/Divulgação
![Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia [Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237874/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia
06 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira [CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237873/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira
06 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023