Jovens do Nordeste possuem maior taxa de desemprego do país
23 de Agosto de 2022 - Redação Pernambués agora
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens nordestinos sofrem com a maior taxa de desemprego e estão distantes de serem incluídos na diminuição das taxas de desemprego registradas este ano em 22 estados brasileiros.
O Nordeste apresenta a maior taxa de desemprego do país (12,7%), seguido do Sudeste (9,3%). Já as menores taxas de desemprego foram registradas no Sul (5,6%) e Centro-Oeste (7%).
Ainda de acordo com o IBGE, os jovens de 18 a 24 anos representam 19,3% da taxa de desocupação do país. Se for comparar as taxas dessa faixa etária entre as regiões brasileiras, o Nordeste volta a ser o primeiro em desemprego, com 26,3%, sendo que a taxa média total é de 9,3%.
Para driblar esses números, muitos jovens têm apostado em cursos de capacitação. A nordestina Maurivane Souza, por exemplo, moradora de Lagoa de São Francisco, município do sertão do Piauí, de 6.795 habitantes, é uma delas. Desempregada, a jovem se inscreveu em um projeto online que tem o objetivo era qualificar jovens para o mercado de trabalho.
O projeto é um iniciática do setor privado que, através de um grupo de empresas norte-americano, estudou o mercado e apostou na capacitação de grupos desfavorecidos. O setor privado tem investido em iniciativas como essa para garantir um time de futuros colaboradores e para criar a imagem de ser uma empresa com consciência social.
Comentários
Outras Notícias
Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026
09 de Junho de 2026Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.
Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória
09 de Junho de 2026Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais
09 de Junho de 2026Fotos: Divulgação / Drogasil
OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária
09 de Junho de 2026Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento
09 de Junho de 2026Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais
Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026
08 de Junho de 2026Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023