Jovens do Nordeste possuem maior taxa de desemprego do país
23 de Agosto de 2022 - Redação Pernambués agora
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens nordestinos sofrem com a maior taxa de desemprego e estão distantes de serem incluídos na diminuição das taxas de desemprego registradas este ano em 22 estados brasileiros.
O Nordeste apresenta a maior taxa de desemprego do país (12,7%), seguido do Sudeste (9,3%). Já as menores taxas de desemprego foram registradas no Sul (5,6%) e Centro-Oeste (7%).
Ainda de acordo com o IBGE, os jovens de 18 a 24 anos representam 19,3% da taxa de desocupação do país. Se for comparar as taxas dessa faixa etária entre as regiões brasileiras, o Nordeste volta a ser o primeiro em desemprego, com 26,3%, sendo que a taxa média total é de 9,3%.
Para driblar esses números, muitos jovens têm apostado em cursos de capacitação. A nordestina Maurivane Souza, por exemplo, moradora de Lagoa de São Francisco, município do sertão do Piauí, de 6.795 habitantes, é uma delas. Desempregada, a jovem se inscreveu em um projeto online que tem o objetivo era qualificar jovens para o mercado de trabalho.
O projeto é um iniciática do setor privado que, através de um grupo de empresas norte-americano, estudou o mercado e apostou na capacitação de grupos desfavorecidos. O setor privado tem investido em iniciativas como essa para garantir um time de futuros colaboradores e para criar a imagem de ser uma empresa com consciência social.
Comentários
Outras Notícias
Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes
29 de Abril de 2026Foto: Reprodução
Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento
29 de Abril de 2026Foto: Orlando K Junior / Divulgação
MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê
29 de Abril de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho
29 de Abril de 2026Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado
Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”
28 de Abril de 2026Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que
Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio
28 de Abril de 2026Foto: Divulgação Gov BA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023