Brasil

TRE-BA realiza ação de combate à desinformação em escola de Salvador nesta terça-feira

30 de Agosto de 2022 - Redação Pernambués agora
[TRE-BA realiza ação de combate à desinformação em escola de Salvador nesta terça-feira]

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, nesta terça-feira (30), mais uma ação educativa "TRE em Todo Lugar"

Desta vez, a iniciativa será direcionada à estudantes da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino (SESI), em Itapagipe. O evento tem o objetivo de combater a desinformação.

A ação é uma iniciativa da Comissão de Enfrentamento à Desinformação, com apoio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. Durante a visita, o Eleitoral baiano lançará três produtos: a revista em quadrinhos "Urninha e Votinho no Combate às Fake news e à Desinformação", um quiz sobre votação e democracia, e um pacote de figurinhas para WhatsApp com os personagens da Justiça Eleitoral baiana.

A ação ocorrerá durante todo o dia e contará ainda com votação simulada, quando os alunos conhecerão o novo modelo de urna eletrônica. De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, a ideia é promover educação para a cidadania.

"Crianças e jovens não são apenas eleitores do futuro, são cidadãos do presente e, como tais, precisam conhecer a Justiça Eleitoral, que atua pelo fortalecimento da democracia", afirmou.

Circuito

A proposta da visita do TRE-BA ao SESI é montar um circuito na escola, para garantir que o maior número de estudantes participe das atividades. Todas as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio estão convidadas. Esse público tem entre 14 e 17 anos de idade.

Para o secretário de Estratégia, Planejamento e Eleições do TRE-BA e presidente da Comissão de Combate à Desinformação, Victor Mesquita, o evento é mais um recurso para fortalecer a participação política.

"Nosso objetivo é ajudar os jovens a filtrar informações transmitidas, principalmente aquelas acessadas pelas redes sociais e pela internet, de maneira geral. A desinformação é uma maneira de cercear a nossa liberdade, com a manipulação de conteúdo", disse o secretário, que preside a Comissão de Enfrentamento à Desinformação.

Com o lançamento de produtos que dialogam diretamente com o público jovem, o TRE-BA pretende abordar, de forma didática e acessível, os principais temas das eleições. "Acredito que a utilização de recursos lúdicos em ações educativas contribui na construção do processo de aprendizagem em todas as idades, pois, além de propiciar momentos divertidos, exercita o raciocínio", observou a servidora da SPL, Adriana Passos.

 

Foto: Samuel Laudilio/PMJ

Comentários

Outras Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria]
Bahia

MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria

18 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Pref. Vitória da Conquista

[Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador]
Cultura

Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador

18 de Junho de 2026

Foto: Instagram

[Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai]
Brasil

Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai

18 de Junho de 2026

Foto: Bahia Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |