Emanoel Araújo, criador do Museu Afro Brasil, morre aos 81 anos
08 de Setembro de 2022 - Redação Pernambués agora
O artista Emanoel Araújo morreu na madrugada da última quarta-feira (7) em São Paulo, vítima de um infarto fulminante. Ele tinha 81 anos
De acordo com um amigo do escultor, pintor e museólogo, ele foi encontrado morto no escritório de casa, onde iria receber os amigos para um almoço.
De acordo com o secretário estadual da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, vai decretar luto oficial no Estado.
O velório acontece durante esta quarta (7) no pavilhão do Museu Afro Brasil. Por ter sido o curador-chefe da ilustração desde a fundação do local, em 2004, o espaço receberá o nome de Araújo.
Emanoel Alves de Araújo é natural de Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor e curador, ele realizou sua primeira exposição individual em 1959 e, na década seguinte, foi morar em Salvador, onde começou a estudar gravura com Henrique Oswald na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Em 1972, recebeu a medalha de ouro na 3.ª Bienal Gráfica de Florença, Itália, e, no ano seguinte, o prêmio de melhor gravador. Entre 1981 e 1983, instalou e dirigiu o Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, além de expor individualmente no Museu de Arte de São Paulo, o Masp.
Se tornou diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo de 1992 a 2002. Lá, ele foi responsável pela revitalização da instituição. Foi em 2004 que ele se tornou curador e diretor do Museu Afro-Brasil, aberto naquele ano, em São Paulo.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
GACC-BA abre inscrições para curso gratuito sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
13 de Março de 2026Foto: Divulgação
Sobrepeso lidera indicadores nutricionais entre adultos na Bahia, com mais de 833 mil casos
13 de Março de 2026Foto: Reprodução/Agência Brasília
Claudia Leitte desabafa sobre expectativas do público e diz que não precisa “ser legal”
13 de Março de 2026Foto: Instagram
Governo Lula zera impostos federais do diesel para tentar frear alta causada por conflito no Oriente Médio
13 de Março de 2026Foto: Reprodução
Salvador recebe Festival Internacional de Artistas de Rua com apresentações gratuitas
12 de Março de 2026Foto: Divulgação / Lucas Dourado
Ivete Sangalo comenta recuperação após cirurgia no rosto: “Ainda sinto um pouco de dormência”
12 de Março de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023