Brasil

Flávio Dino autoriza atuação da Força Nacional contra atos antidemocráticos em Brasília

09 de Janeiro de 2023 - Redação Pernambués agora
[Flávio Dino autoriza atuação da Força Nacional contra atos antidemocráticos em Brasília]

O ministro informou há pouco nas redes sociais que havia assinado o ato diante de "ameaças veiculadas contra a democracia".


Uma portaria assinada ontem (7) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza a atuação da Força Nacional em Brasília por três dias, entre o sábado (7) e segunda-feira (9), e permite que unidade auxilie na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária da capital federal e a Praça dos Três Poderes, o que compreende a Esplanada dos Ministérios. "Assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília", diz o texto assinado pelo ministro Flávio Dino.

O ministro informou há pouco nas redes sociais que havia assinado o ato diante de "ameaças veiculadas contra a democracia". Circulam nas redes sociais o agendamento de atos em Brasília por aqueles que não aceitam o resultado das eleições que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com incitação a ações golpistas, que falam em 'tomada de poder'. Há previsão de manifestações para este domingo (8).

Mais cedo, o ministro afirmou também que já havia transmitido orientações à Polícia Federal (PF) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o que chamou de "suposta 'guerra' que impatriotas" planejam fazer na capital federal. Ele também teve conversas com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e com o ministro da Defesa, José Mucio, sobre o assunto.

"Sobre uma suposta 'guerra' que impatriotas dizem querer fazer em Brasília, já transmiti as orientações cabíveis à PF e PRF. E conversei com o governador Ibaneis e o ministro Múcio", disse antes de publicar a portaria. De acordo com o governo, a Força Nacional de Segurança Pública tem efetivo composto por bombeiros, policiais civis, militares e peritos, com atuação em 11 Estados na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e de patrimônio e em emergências e calamidades públicas.

Comentários

Outras Notícias

[Camarote Salvador 2026 terá conceito imersivo inspirado em fantasia e sensações]
Bahia

Camarote Salvador 2026 terá conceito imersivo inspirado em fantasia e sensações

17 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar]
Brasil

Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar

17 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa]
Fofoca

Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa

17 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada”]
Fofoca

Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada”

17 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer]
Saúde

Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer

16 de Setembro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

[Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos]
Saúde

Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos

16 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação