Brasil

Conheça a história do surfista do Rio de Janeiro que morreu em 2009 e pode se tornar santo

23 de Maio de 2023 - Revista Fórum
[Conheça a história do surfista do Rio de Janeiro que morreu em 2009 e pode se tornar santo]

Ele se tornou venerável, título concedido aos que podem ser canonizados, ou seja, se tornar santos.

FOTO: Reprodução

Guido Schäffer, médico e surfista, morreu afogado em 2009, aos 34 anos. O Papa Francisco autorizou, neste sábado (20), a promulgação do decreto que reconhece as virtudes do ex-seminarista. Ele se tornou venerável, título concedido aos que podem ser canonizados, ou seja, se tornar santos.

O pedido para a canonização de Guido foi feito pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, em maio de 2014. Com o título de venerável, o próximo passo é o de beato. Porém, a Igreja Católica, para isso, exige a comprovação de um milagre do requerente, entre outros requisitos.

Os administradores do perfil que relata a história de Guido celebraram a medida tomada pelo Vaticano. “Neste sábado, 20/05/2023, recebemos a feliz notícia do reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus Guido Vidal França Schäffer, através da Promulgação do Decreto do Dicastério das Causas dos Santos”.

“Vencemos uma etapa muito importante na causa de beatificação, com este decreto Guido recebe o título de Venerável. Com o mesmo empenho continuaremos divulgando o Venerável Guido Schäffer, pedindo sua intercessão e aguardando que possamos ter um milagre reconhecido para que ele se torne beato. Agradecemos a todos que colaboraram e rezaram conosco ao longo deste caminho”.

Atuação na Igreja Católica iniciou nos anos 1990
Filho de uma família de classe média e nascido em Volta Redonda, em 1974, Guido passou a se dedicar à Igreja Católica nos anos 1990, quando implantou um grupo de oração. Criado em Copacabana, onde morou com os pais e dois irmãos, se formou em medicina e dedicou sua atuação profissional a auxiliar as pessoas mais necessitadas.

Ele trabalhou no atendimento a pacientes com HIV no Hospital Evandro Chagas, durante sua formação acadêmica. Aos 26 anos, começou a se dedicar à vida religiosa e passou a estudar teologia. Foram atribuídos a Guido milagres e curas, o que fez com que inúmeros fiéis passassem a pedir sua canonização.

Em 2009, quando surfava na Praia do Recreio, no Rio, aos 34 anos, uma prancha bateu em sua cabeça. Com o acidente, ele desmaiou e acabou morrendo afogado. O túmulo de Guido Schäffer, localizado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, também no Rio, é visitado por dezenas de romeiros, de acordo com informações do UOL

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026]
Política

Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026

09 de Junho de 2026

Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.

[Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória]
Esportes

Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória

09 de Junho de 2026

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

[Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais]
Justiça

Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais

09 de Junho de 2026

Fotos: Divulgação / Drogasil

[OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária]
Mundo

OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária

09 de Junho de 2026

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

[Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento]
Justiça

Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento

09 de Junho de 2026

Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |