Brasil

Confiança do segmento produtivo do estado reage e ganha força em maio

02 de Junho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Confiança do segmento produtivo do estado reage e ganha força em maio]

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -70 pontos em maio numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos.

FOTO: Manu Dias/GOVBA 

Em maio, portanto, houve avanço do nível de confiança nos comparativos mensal e anual. Quanto a abril, quando o indicador havia sido de -126 pontos, o aumento foi de 56 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve expansão de 79 pontos, já que o ICEB havia sido de -149 pontos à época.  

Dessa maneira, como sinaliza Luiz Lobo, integrante técnico da SEI, “apesar de ainda não se ter garantia de uma trajetória de crescimento, o resultado mais recente do ICEB indicou que a confiança, pelo menos, já se recuperou dos tombos observados em março e abril”.  

Com -70 pontos em maio, o ICEB registrou a sétima pontuação seguida abaixo de zero. Além disso, apesar da alta captada na margem, o referido indicador ainda se manteve na zona de Pessimismo Moderado.  

A elevação do nível de confiança de abril a maio não aconteceu de forma generalizada, visto que não ocorreu em um dos quatro setores (Comércio, no caso). A alta em relação a maio do ano passado também repercutiu em três das atividades (Indústria, Serviços e Comércio).  

Ao final, em maio deste ano, apenas um dos setores assinalou pontuação superior a zero: a Agropecuária, com 65 pontos. As demais pontuações foram: Indústria, -52 pontos; Serviços, -91 pontos; e Comércio, -115 pontos. Dessa forma, o setor agropecuário foi o de melhor resultado, enquanto a atividade de Comércio expôs o menor nível de confiança.  

Do conjunto avaliado de temas, os itens crédito, PIB estadual e emprego foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis juros, câmbio e inflação apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês.  

O boletim completo com as análises referentes ao mês de maio pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui (https://sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=621&Itemid=445&lang=pt).

Comentários

Outras Notícias

[Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021]
Brasil

Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021

26 de Outubro de 2025

Foto: Altemar Alcantara/Semcom/Prefeitura de Manaus

[CNI: encontro Lula-Trump representa
Economia

CNI: encontro Lula-Trump representa "avanço concreto" em negociações

26 de Outubro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas]
Economia

Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas

26 de Outubro de 2025

Foto: INSS/Divulgação

[Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer]
Saúde

Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer

25 de Outubro de 2025

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba]
Justiça

PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba

25 de Outubro de 2025

Foto: Polícia Federal/ Divulgação

[ANP autoriza funcionamento parcial da Refit]
Brasil

ANP autoriza funcionamento parcial da Refit

25 de Outubro de 2025

Foto: Saulo Cruz/MME