STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia
07 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Por ampla maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a legalidade da apreensão extrajudicial de bens oferecidos como garantia em casos de inadimplência. A medida foi considerada constitucional com base no Marco Legal das Garantias (Lei nº 14.711/2023), aprovado recentemente.
A decisão, tomada no plenário virtual da Corte, permite a transferência de propriedade de bens móveis e imóveis — como veículos e imóveis financiados por alienação fiduciária — sem a necessidade de autorização judicial prévia, desde que respeitados os direitos do devedor e as regras contratuais.
O relator, ministro Dias Toffoli, destacou que o devedor não está desamparado e pode recorrer ao Judiciário caso considere a medida abusiva ou ilegal. Para Toffoli, o modelo pode contribuir para desafogar o sistema judiciário e tornar os processos de cobrança mais céleres e eficientes, sem eliminar garantias fundamentais.
O julgamento foi provocado por entidades que questionavam a norma, alegando que ela feria o direito de defesa dos devedores. No entanto, com 10 votos a favor e apenas um contrário, a Corte entendeu que o modelo respeita os princípios constitucionais e pode ser aplicado com salvaguardas.
Comentários
Outras Notícias
Anvisa autoriza uso do Mounjaro no tratamento da apneia do sono em pessoas com obesidade
24 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Justiça dos EUA arquiva processo de plágio contra Anitta e Universal Music por “Funk Rave”
24 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Rodrigo Bocardi processa a TV Globo após demissão que considera uma “grande injustiça”
24 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / TV Globo
Operação investiga plano de saúde e clínicas por suspeitas de irregularidades no atendimento a crianças autistas em Salvador
24 de Outubro de 2025Foto: Filipe Conceição / ASCOM PCBA
Ana Maria Braga se emociona ao lembrar de Tom Veiga, o eterno Louro José
23 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / TV Globo
Volume de chuva em Salvador supera média de outubro em apenas um dia
23 de Outubro de 2025Foto: Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023