Brasil

Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp

08 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 14 anos já utilizaram cocaína ou crack em algum momento da vida. A pesquisa faz parte do terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III), com dados coletados em 2023 e financiamento do Ministério da Justiça.
A cocaína lidera o consumo, com cerca de 9,3 milhões de usuários ao longo da vida, enquanto o crack aparece com 2,32 milhões. O levantamento aponta que 43,6% dos usuários de cocaína no último ano relataram consumo frequente — ao menos duas vezes por semana — comportamento associado a maior risco de complicações.
O perfil mais comum de usuários é de homens entre 25 e 49 anos, com baixa escolaridade e renda de até dois salários mínimos. A pesquisa também mostra que 43,8% da população brasileira percebe o tráfico de drogas como frequente em seus bairros.
Apesar do crescimento no percentual de usuários em comparação a 2012, a Unifesp destaca que os dados devem ser interpretados com cautela, por se referirem a momentos distintos.

Comentários

Outras Notícias