Largo do Pelourinho muda de cor após presença de fiéis
04 de Dezembro de 2018 - Redação Pernambués agora
Católicos e candomblecistas estão em festa
Todo dia 04 de dezembro é celebrado o dia de Santa Bárbara para os católicos e Iansã para o povo de candomblé. Na tarde desta terça (04), fiéis foram ao Largo do Pelourinho, trajados de vermelho para fazer seus pedidos as imaculadas. A missa começou por volta das 8h. Após o ato religioso, o cortejo seguiu em procissão em direção à ladeira do quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. A corporação tem como padroeira a santa católica. No local, o andor com a imagem de Santa Bárbara é entregue aos bombeiros.
História
Santa Bárbara foi brutalmente assassinada pelo próprio pai, Dióscoro que não aceitava ter uma filha cristã. Ele degolou a filha e sua cabeça saiu rolando pelo chão quando um raio riscou o céu e um enorme trovão foi ouvido pelo povo. Para completar, o corpo do assassino foi atingido por um raio e ele morreu. Logo após, Bárbara ganhou a fama de protetora contra relâmpagos e tempestades para o povo católico.
Iansã é uma orixá, personificada por uma mulher forte e guerreira. Foi uma mulher que sempre foi independente mesmo tendo vários relacionamentos. Teve 9 filhos e sempre foi em busca do seu sustento, mesmo vivendo vários amores. Segundo a lenda, Iansã se transformou em búfalo para proteger seus filhos.
Festa
Ainda nesta terça, o cantor Jorginho Commancheiro abre a programação artística por volta de 14h30. Em seguida, o grupo Samba Chula de São Brás sobe ao palco às 16h. Para abrir a noite, a banda de samba Conexão Negra se apresenta a partir das 18h30. Que encerra a programação é a cantora Claudya Costta, que começa por volta de 21h.
Comentários
Outras Notícias
Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia
12 de Dezembro de 2025Foto: Imagem ilustrativa — Marcello Casal/Agência Brasil
‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação / Cinema Scorpio
CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A
12 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Instagram
Após boatos, equipe confirma que Bruno Magnata segue no comando da La Fúria
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol
11 de Dezembro de 2025Foto: UFPR/Divulgação
Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas
11 de Dezembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023