Pedra do Xangô é tema de livro cujo estudo será apresentado fora do país
19 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Antes do lançamento do livro, foi realizado o seminário "Pedra de Xangô: centro de convergência religiosa, cultural e política da cidade de Salvador
Foi lançado na última quarta-feira (18) o livro "Pedra de Xangô: um lugar sagrado afro-brasileiro na cidade de Salvador", de Maria Alice Pereira da Silva, no Espaço Cultural da Barroquinha. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e ocorreu como parte da programação do Festival da Primavera.
Mais de 130 pessoas compareceram ao evento, que reuniu autoridades religiosas, representantes de autarquias municipais e de órgãos públicos. Emocionada com o alcance que seu projeto ganhou e com os ganhos que ele proporcionou para toda a capital baiana, a autora reforçou a importância da mobilização popular para a transformação das comunidades.
"Me sinto muito feliz por mostrar a cidade de Salvador essa história que não é só minha, é do povo negro, das comunidades de terreiros, dos movimentos ambientalistas. É um enredo porque muitas pessoas participaram de toda mobilização para que chegássemos até aqui. É uma honra muito grande saber que a minha dissertação não está nas gavetas das bibliotecas, que foi capaz de produzir politicas públicas e está servindo como exemplo de como as comunidades podem pautar os poderes públicos e promover igualdade", afirmou Maria Alice.
Resultado de uma dissertação de mestrado da pesquisadora, que integra o grupo de EtniCidades da Faculdade de Arquitetura da Ufba, a pesquisa serviu de base teórica para o tombamento da Pedra de Xangô e da área considerada Sítio Histórico do antigo Quilombo Buraco do Tatu.
Estudo - Em seu estudo, a autora discorre sobre a formação rochosa de oito metros de altura e, aproximadamente, 30 de diâmetro, localizada na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras. Além de analisar a importância da Pedra de Xangô enquanto elemento cultural para os terreiros de Cajazeiras, bem como para cultura afro-brasileira, o livro também investiga a utilização do monumento natural em festas públicas, dentro do calendário litúrgico e do cotidiano das religiões de matriz africana.
Antes do lançamento do livro, foi realizado o seminário "Pedra de Xangô: centro de convergência religiosa, cultural e política da cidade de Salvador", momento no qual a pesquisadora explanou sobre sua dissertação, que envolve desde aspectos demográficos, histórico de degradação ambiental até questões religiosas. Em outubro, a pesquisadora apresentará essa pesquisa para estudiosos da Harvard University, nos Estados Unidos.
Comentários
Outras Notícias
Ivete canta na noite de Réveillon e Daniela volta ao Festival Virada Salvador; veja as atrações
06 de Novembro de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
CBF marca sorteio para definir quem joga em casa na decisão da Copa do Brasil Feminina
06 de Novembro de 2026Foto: Staff Images Woman / CBF
Câncer de próstata provocou cerca de 18,5 mil mortes no Brasil em 2025
06 de Novembro de 2026Foto: Reprodução / Gov
Eleições nos EUA têm vitórias históricas e ampliam a diversidade em governos estaduais e no Congresso
06 de Novembro de 2026Foto: Reprodução / Jornal Nacional
Criado em Águas Claras, DiellZera lança terceiro álbum de arrocha com 15 faixas
05 de Novembro de 2026Foto: Reprodução/Assessoria
Chapa MUDA COREN questiona aumento de R$ 4,86 milhões nos gastos com pessoal do Coren-BA
05 de Novembro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023