Cultura

Pedra do Xangô é tema de livro cujo estudo será apresentado fora do país

19 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Pedra do Xangô é tema de livro cujo estudo será apresentado fora do país]

Antes do lançamento do livro, foi realizado o seminário "Pedra de Xangô: centro de convergência religiosa, cultural e política da cidade de Salvador

Foi lançado na última quarta-feira (18) o livro "Pedra de Xangô: um lugar sagrado afro-brasileiro na cidade de Salvador", de Maria Alice Pereira da Silva, no Espaço Cultural da Barroquinha. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e ocorreu como parte da programação do Festival da Primavera.

Mais de 130 pessoas compareceram ao evento, que reuniu autoridades religiosas, representantes de autarquias municipais e de órgãos públicos. Emocionada com o alcance que seu projeto ganhou e com os ganhos que ele proporcionou para toda a capital baiana, a autora reforçou a importância da mobilização popular para a transformação das comunidades.

"Me sinto muito feliz por mostrar a cidade de Salvador essa história que não é só minha, é do povo negro, das comunidades de terreiros, dos movimentos ambientalistas. É um enredo porque muitas pessoas participaram de toda mobilização para que chegássemos até aqui. É uma honra muito grande saber que a minha dissertação não está nas gavetas das bibliotecas, que foi capaz de produzir politicas públicas e está servindo como exemplo de como as comunidades podem pautar os poderes públicos e promover igualdade", afirmou Maria Alice.

Resultado de uma dissertação de mestrado da pesquisadora, que integra o grupo de EtniCidades da Faculdade de Arquitetura da Ufba, a pesquisa serviu de base teórica para o tombamento da Pedra de Xangô e da área considerada Sítio Histórico do antigo Quilombo Buraco do Tatu.
Estudo - Em seu estudo, a autora discorre sobre a formação rochosa de oito metros de altura e, aproximadamente, 30 de diâmetro, localizada na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras. Além de analisar a importância da Pedra de Xangô enquanto elemento cultural para os terreiros de Cajazeiras, bem como para cultura afro-brasileira, o livro também investiga a utilização do monumento natural em festas públicas, dentro do calendário litúrgico e do cotidiano das religiões de matriz africana.

Antes do lançamento do livro, foi realizado o seminário "Pedra de Xangô: centro de convergência religiosa, cultural e política da cidade de Salvador", momento no qual a pesquisadora explanou sobre sua dissertação, que envolve desde aspectos demográficos, histórico de degradação ambiental até questões religiosas. Em outubro, a pesquisadora apresentará essa pesquisa para estudiosos da Harvard University, nos Estados Unidos.

Comentários

Outras Notícias

[OSBA leva trilhas clássicas do cinema de volta à Concha Acústica com o CineConcerto]
Cultura

OSBA leva trilhas clássicas do cinema de volta à Concha Acústica com o CineConcerto

23 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / OSBA

[Alinne Rosa relata internação e reforça importância dos cuidados com a saúde mental]
Fofoca

Alinne Rosa relata internação e reforça importância dos cuidados com a saúde mental

23 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Redes sociais

[Presidente do Vitória comenta possível saída de Jair Ventura para o Internacional]
Esportes

Presidente do Vitória comenta possível saída de Jair Ventura para o Internacional

23 de Setembro de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Grupo City investirá R$ 12 milhões na modernização de estádio em Camaçari]
Esportes

Grupo City investirá R$ 12 milhões na modernização de estádio em Camaçari

23 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação/Prefeitura Camaçari e Patrick Abreu

[Candidatos ao governo da Bahia apresentam caminhos diferentes para ampliar o saneamento básico]
Política

Candidatos ao governo da Bahia apresentam caminhos diferentes para ampliar o saneamento básico

22 de Setembro de 2026

Fotos: Ney Silva / Ed Santos / Acorda Cidade

[ Lady Gaga e Michael Polansky tiveram uma filha, segundo imprensa norte-americana]
Fofoca

Lady Gaga e Michael Polansky tiveram uma filha, segundo imprensa norte-americana

22 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram @ladygaga