Cultura

Suíca defende que auxílio cultural chegue, de fato, para os artistas e critica Bolsonaro: “Tem pavor de cultura”

27 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
[Suíca defende que auxílio cultural chegue, de fato, para os artistas e critica Bolsonaro: “Tem pavor de cultura”]

“Estamos, junto com o mandato de Suíca, a prefeitura e o governo do estado, ajudando a conter esse vírus em Salvador. Aqui os casos são mais da metade que a Bahia toda, precisamos nos unir para vencer essa pandemia”, sintetizam

Os R$3 bilhões de auxílio emergencial para o setor cultural do país deve auxiliar artistas e técnicos, durante três meses devido aos efeitos econômicos causados pela pandemia, aprovados na Câmara dos Deputado foram considerados pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) como “mais uma vitória do parlamento e da democracia”. Para o edil petista, a capital baiana será beneficiada com esses recursos que vão chegar para governos estaduais e municipais de forma descentralizada. “Precisa chegar na ponta, nas mãos dos artistas. Bolsonaro não investe no setor por descaso, tem pavor de cultura, mas o Congresso tem feito sua parte”, salienta. Suíca destaca que a cultura, assim como outros setores, passa por um momento difícil economicamente, a pandemia tirou os artistas dos palcos e das ruas. 

“Sem espetáculos, sem renda. Até para os artistas de rua a situação é devastadora. Técnicos e músicos que faziam eventos toda semana estão parados há quase três meses. O governo federal poderia ter evitado isso”. O vereador cita o documentário ‘Pernambués – Quilombo Urbano’, lançado recentemente no Youtube, como um exemplo de como a cultura produz conhecimento, educa e a interpretar o cotidiano. “É uma produção importante para Salvador, para a população conhecer mais da história de um dos bairros mais acolhedor da capital”. Esse documentário citado por Suíca teve incentivo via edital ‘Arte Todo Dia’, da Fundação Gregório de Mattos e será exibido no bairro de Pernambués antes de seguir para festivais de cinema. 

O roteiro e a direção são do cineasta Lúcio Lima, que entrevistou o vereador em um dos momentos de sua produção. “Esse bairro faz parte da minha vida e da minha família, é onde tenho amigos e lideranças que atuam para melhorar a qualidade de vida de todos”, frisa. Neste período de pandemia, as ações sociais das lideranças comunitárias têm sido acentuadas. Os membros do Movimento Solidário, Leide Lima e Silvio Torres, falam sobre a desinfecção de ruas que tem acontecido de forma regular em Pernambués.

Comentários

Outras Notícias

[Hospital Municipal do Homem completa dois anos com mais de 16 mil cirurgias em Salvador]
Saúde

Hospital Municipal do Homem completa dois anos com mais de 16 mil cirurgias em Salvador

09 de Julho de 2026

Foto: Divulgação

[Pesquisa identifica antidepressivo no cérebro de tubarões no litoral do Rio de Janeiro ]
Educação

Pesquisa identifica antidepressivo no cérebro de tubarões no litoral do Rio de Janeiro

09 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

[Matheus e Kauan são alvos de ação por supostos crimes contra honra]
Brasil

Matheus e Kauan são alvos de ação por supostos crimes contra honra

09 de Julho de 2026

Foto: SBT

[Jack Johnson confirma três apresentações no Brasil em fevereiro de 2027]
Brasil

Jack Johnson confirma três apresentações no Brasil em fevereiro de 2027

09 de Julho de 2026

Foto: Divulgação

[Antes da fama nos gramados, Haaland já chamou atenção como rapper na adolescência]
Esportes

Antes da fama nos gramados, Haaland já chamou atenção como rapper na adolescência

08 de Julho de 2026

Foto: Reprodução/Instagram (@erling)

[Mercado reduz previsão da inflação para 5,30% em 2026]
Economia

Mercado reduz previsão da inflação para 5,30% em 2026

08 de Julho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil