A obra ‘Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral’, de estudante baiana é premiada em evento literário internacional com narrativa contra o racismo
22 de Agosto de 2021 - Bahia.ba
A escritora Jéssika de Oliveira Souza ficou entre as cinco melhores na categoria Antologia, com a obra “Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral”
Ela é aluna do curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, foi premiada pela Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) de Nova York.
A premiação foi divulgada na Live Especial Destaque Literário Focus Brasil NY 2021, realizada no dia 14 de agosto. A antologia reúne 63 escritoras do Brasil e de Portugal e é composta por poemas, poesias, contos e textos de lutas, luto, amor, resistência e vitórias. Jéssika contribuiu com poemas e contos.
O projeto “Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral” foi organizado pelas escritoras Aldirene Máximo e Julie Veiga e homenageia Conceição Evaristo, Carolina de Jesus e Geni Guimarães, grandes nomes da literatura brasileira.
Para Jéssika Souza, a escrita foi a ferramenta que encontrou para poder desconstruir algumas estruturas enraizadas, como por exemplo, o racismo.
“É maravilhoso essa desconstrução. Através da minha escrita de mulher, negra, mãe e nordestina, tenho conseguido. É bom saber que estou sendo lida, ocupando espaços que foram negados historicamente a mulheres como eu. Agradeço a oportunidade e o benefício que foi fazer parte deste projeto lindo com mulheres maravilhosas no Elas e as Letras”, ressaltou. A Academia Internacional de Literatura Brasileira e a Focus Brasil são entidades sem fins lucrativos que reúnem, gratuitamente, escritores e acadêmicos com livros publicados.
Para o Prêmio, são escolhidas as cinco melhores obras em oito categorias: Ensino & Pesquisa, Antologia, Crônicas & Contos, Auto ajuda, Biografias, Infanto juvenil, Poesia e Romance. O objetivo é reunir, valorizar e incentivar a leitura e escrita de autores da literatura brasileira de vários países.
Outras premiações
A estudante já foi premiada em outros momentos e tem textos publicados em outras obras, como “Antologia: Conte-me um conto” e a coletânea “Mães que escrevem”. Atualmente, Jéssika Souza é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e atua, ainda, como voluntária do projeto de extensão “Papo Lírico”. Para o futuro, a escritora aposta, agora, na escrita de um romance.
Foto: Reprodução Internet
Comentários
Outras Notícias
Gol retoma voo diário entre Salvador e Porto Seguro a partir desta quarta
10 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim / GovBA
Palmeiras fecha Brasileirão como vice com maior pontuação da era dos pontos corridos
10 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação / SEP
Anvisa acelera análise de 20 canetas emagrecedoras após pedido do Ministério da Saúde
10 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução
ANS inclui cirurgia robótica para câncer de próstata na cobertura obrigatória dos planos de saúde
10 de Dezembro de 2025Foto: Wikimedia Commons
PT organiza encontro de três dias em Salvador para celebrar 46 anos e deve receber Lula
09 de Dezembro de 2025Foto: Ricardo Stuckert / PR
Após críticas, Anitta volta a comentar ausência dos ensaios de verão em Salvador
09 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023