Batalha de rimas em Nova Constituinte ganha força e jovens se preparam para a próxima edição
19 de Outubro de 2021 - Redação Pernambués agora
Intitulada como ‘Batalha da Resistência’, jovens moradores de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário de Salvador e adjacências, se enfrentaram na primeira edição de duelo de rimas, no último domingo (17)
O encontro foi idealizado e organizado por Ítalo, o popular ‘KN’, David Sampaio, Matheus Milet, além da participação feminina de Sandra Oliveira e Jamile Soares. Nesta edição saíram dois ganhadores, o MC Mogli, da batalha de poesia, e o Mc Pitbull - que levou dois prêmios – na poesia e no Hip Hop.
As imagens mostram o sucesso dos duelos, com rimas bem elaboradas, que tratam sobre o sistema opressor, racista e perverso, além de ser um ato de “resistir contra a desistência”, versada por um dos MC’s. “Tenho a pele preta e resistir é obrigação”, faz menção ao genocídio de jovens negros. A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil. São 63 mortes por dia, que totalizam 23 mil vidas negras perdidas pela violência letal por ano. Trata-se do um retrato da desigualdade racial no país.
Para quebrar esses estigmas, esses encontros têm o intuito de revelar talentos na música, literatura e poesia, além de ser um ato político que pode levantar pautas sobres questões sociais, indenitárias e de representatividade. Para os organizadores, trata-se de um mérito duplo pois é a primeira batalha organizada e que pode ocorrer junto com a expressividade da poesia. “Estamos muito felizes, primeiro porque é a primeira batalha de Hip Hop organizada na nossa comunidade e, segundo, porque conseguimos abrir esse feito com a batalha de poesia competitiva da Suburbana 1, que é um mérito que deve ser destacado com extrema atenção. Posso dizer que é um fato histórico”, revelam.
Uma pauta importante e abordada foi a questão da mobilidade. “Algo que nos entristeceu foi a dificuldade que os participantes encontraram para chegarem à localidade devido à falta de transporte, ressaltando a importância que a gente tem que ter de colocar ela [Nova Constituinte] no mapa da cultura de Salvador. É uma comunidade que é muito esquecida e o nosso propósito é fortalecer a cultura de rua do Subúrbio Ferroviário como um todo’, apontam. Questionados sobre a presença feminina nos encontros, eles reforçaram que ainda precisa ser mais expressiva.
“A presença feminina na cultura do Hip Hop ainda é muito pequena na cena do subúrbio e de Salvador e temos pretensão de fortalecer a presença da mulher nas batalhas. Somos a única batalha organizada da Suburbana 1 que tem mulheres como representantes da organização, que é representada por Sandra Oliveira e Jamile Soares”, frisam. ‘MC KN’ ressaltou que o Hip Hop não está apenas atrelado aos jovens e que a batalha conta com o apoio de senhor Ailton, o popular Camuru’. “Temos um organizador que é um senhor de idade, de 67 anos. Quando se fala em Hip Hop atrelamos apenas a juventude, e isso para nós é contraditório, pois temos ele que está colado conosco para que cada evento seja realizado e fortalecido”, disse KN.
Sobre a próxima edição, eles contam que está sendo organizada, mas que o coletivo ‘Batalha da Resistência’ estará em cena em outros eventos da região. “A próxima edição estamos organizando a data. Mas marcaremos presença em outros eventos culturais que vão acontecer na Suburbana. Pretendemos levar a diante a batalha organizada de poesia no formato do primeiro Slam de poesia da Suburbana, que vai ser o ‘Slam da Batalha da Resistência’. Vamos aplicar um modelo que a gente aprendeu. Funciona um pouco diferente da batalha de Hip Hop, entretanto não foge da essência. Estamos também com um projeto de intervenção cultural de grafite na comunidade e um movimento relacionado a batalha de dança, esse estamos escrevendo o projeto”, finalizam os organizadores.
A realização contou com o apoio do ‘Mandato da Gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que esteve presente no local para prestigiar mais um ato de resistência de jovens negros da comunidade, além do Movimento Popular da Juventude (MPJ), Ruasia e a loja de roupas masculina Black Millet.
Link do vídeo: https://youtu.be/VgDSSimG6Ps
Foto: Montagem Pernambués Agora
Comentários
Outras Notícias
PT organiza encontro de três dias em Salvador para celebrar 46 anos e deve receber Lula
09 de Dezembro de 2025Foto: Ricardo Stuckert / PR
Após críticas, Anitta volta a comentar ausência dos ensaios de verão em Salvador
09 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Marisa Monte confirma apresentação da turnê “Phonica” em Salvador com orquestra sinfônica
09 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Instagram | CRIAmov
“O Agente Secreto” conquista indicação ao Globo de Ouro como Filme em Língua Estrangeira
09 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Caixa d’Água do Tomba recebe título de Patrimônio Cultural em Feira de Santana
08 de Dezembro de 2025Foto: John Drones
Estudo revela que gordura abdominal gera danos cardíacos mais severos do que o peso corporal total
08 de Dezembro de 2025Leia mais no site! Foto: Reprodução / Freepik
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023