Cultura

Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentará no TCA nesta quinta-feira

23 de Novembro de 2021 - Osba - Orquestra Sinfônica da Bahia
[Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentará no TCA nesta quinta-feira]

Com um repertório dedicado aos compositores franceses, a Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentará na próxima quinta-feira (25), a partir das 20h, no Teatro Castro Alves, em Salvador

O grupo voltou aos palcos no último domingo (21), com a apresentação do Sarau da OSBA na Feira Literária do Pelourinho (Flipelô).

Conhecida como uma orquestra de vanguarda e cobiçada por diversos músicos, a lotação do teatro tornou-se frequente nos dias de concerto da OSBA, que é hoje uma das maiores e mais respeitadas filarmônicas do país.

A retomada dos concertos acontece em tempo de celebrar os dez anos da direção artística do maestro Carlos Prazeres, que tem sido incansável no estudo e na criação de projetos que apresentam a música clássica de forma inovadora. Sua linguagem artística investe na formação de plateia e no diálogo com as pautas atuais, com a música popular, com o audiovisual e com as mídias sociais.

A orquestra conseguiu conquistar o coração dos jovens e é hoje a única com um fã clube organizado, apelidado de forma carinhosa e bem-humorada pelo maestro de “público crush”. A juventude se identificou com eventos inovadores e descontraídos, como os Saraus, o Cine Concerto, o Futurível, além da série Mãe Menininha do Gantois, o primeiro experimento sensorial do conjunto.

Outro ingrediente comum aos concertos mais populares da OSBA é a presença de poetas, bailarinas e grandes compositores da música popular, como Caetano Veloso, Luiz Caldas e Gilberto Gil.

Durante a pandemia, a orquestra enfrentou o desafio de se reinventar e produziu, além do Sarau Online, dois documentários (Abraço do Tempo e Solário), a criação do projeto Corrente Sinfônica (uma campanha solidária ao Movimento Nacional da População de Rua) e a irreverente Ópera da Vacina, paródia inspirada em uma ária da célebre ópera de Mozart, A Flauta Mágica, que reforça a importância da vacinação.

Comentários

Outras Notícias

[Fifa é alvo de denúncia na Europa por preços de ingressos da Copa de 2026]
Esportes

Fifa é alvo de denúncia na Europa por preços de ingressos da Copa de 2026

27 de Março de 2026

Foto: Eva Marie Uzcategui / FIFA

[Ex-BBB Pedro deixa clínica após internação e move ação milionária contra a Globo]
Fofoca

Ex-BBB Pedro deixa clínica após internação e move ação milionária contra a Globo

27 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Felca descarta entrar na política após repercussão de denúncias: “Nunca pensei nisso”]
Fofoca

Felca descarta entrar na política após repercussão de denúncias: “Nunca pensei nisso”

27 de Março de 2026

Foto: Nadja Kouchi / Acervo TV Cultura

[Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia]
Economia

Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia

27 de Março de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia]
Política

Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia

26 de Março de 2026

Foto: Secretaria de Educação da Bahia/Divulgação

[Atores são definidos para viver Paulo Gustavo em musical sobre o humorista]
Brasil

Atores são definidos para viver Paulo Gustavo em musical sobre o humorista

26 de Março de 2026

Foto: TV Globo