Mural de 12 metros conta a história da obra de Jorge Amado
13 de Janeiro de 2022 - Correio24h
O artista baiano, Menelaw Sete, retrata mistura de acontecimentos da obra de Jorge Amado (1912-2001), com uma explosão de cores no mural 'A Luz de Tieta
O painel inspirado no livro Tieta do Agreste, está localizado no Largo da Tieta, novo espaço cultural e de eventos inaugurado no dia 13 de dezembro no Pelourinho. O mural possui 12 metros de altura.
“A pintura tem a ver com a personagem, toda a movimentação de cores é para trazer a alegria e a tristeza de Tieta, as casas coloridas do vilarejo Santana do Agreste, as festas de São João e a igreja, itens do livro”, explica Menelaw, que reforça a importância do livro de Jorge Amado - que já virou filme, novela e canção de Caetano Veloso - para a literatura brasileira.
Essa é uma obra bastante inspiradora, seus personagens icônicos e suas características marcantes contribuíram de maneira grandiosa para a construção de um painel rico em cores e formas”, detalha.
Menelaw sempre foi muito fã e admirador das obras do autor baiano. Assim, quando recebeu o convite do grupo San Sebastian, responsável pela administração da Praça da Tieta, sentiu uma imensa alegria. Ele conta que seu primeiro atelier foi no hotel Pelourinho, onde Jorge morou na década de 30 e escreveu o romance Suor. “Ali, na década de 90, eu tive o privilégio de ver Jorge algumas vezes, quando ia ao Centro Histórico a passeio”, relata.
Para executar a obra, Menelaw precisou de dois auxiliares. Ele estudou os personagens, tirou a medida da parede, que tem 12 metros de altura por 10 de largura, e saiu dividindo, colocando cada um deles em seu devido lugar. O resto, diz, foi inspiração, colocando a história da cidade e as cores do recôncavo.
Vale destacar que em 2020, primeiro ano de pandemia da covid-19, a obra Flores para a Saúde, de Menelaw Sete, foi exibida em Bergamo, na Itália, uma das cidades mais afetadas pela doença no país. A obra foi criada para homenagear os profissionais de saúde de todo o mundo e ficou no Pelourinho, em Salvador, após ser lançada. A pintura possui três metros de altura, com muitas cores, e retrata um vaso com quatro flores, representando os quatro elementos essenciais para a vida: água, terra, fogo e ar.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
PT organiza encontro de três dias em Salvador para celebrar 46 anos e deve receber Lula
09 de Dezembro de 2025Foto: Ricardo Stuckert / PR
Após críticas, Anitta volta a comentar ausência dos ensaios de verão em Salvador
09 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Marisa Monte confirma apresentação da turnê “Phonica” em Salvador com orquestra sinfônica
09 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Instagram | CRIAmov
“O Agente Secreto” conquista indicação ao Globo de Ouro como Filme em Língua Estrangeira
09 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Caixa d’Água do Tomba recebe título de Patrimônio Cultural em Feira de Santana
08 de Dezembro de 2025Foto: John Drones
Estudo revela que gordura abdominal gera danos cardíacos mais severos do que o peso corporal total
08 de Dezembro de 2025Leia mais no site! Foto: Reprodução / Freepik
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023