Cultura

Tradição baiana: conheça a origem do caruru de sete meninos

27 de Setembro de 2023 - Redação Pernambués agora
[Tradição baiana: conheça a origem do caruru de sete meninos]

Dia 27 de setembro é conhecido pelo tradicional caruru de São Cosme e Damião ou dos Ibejis / Foto: Reprodução

Uma das maiores tradições baianas acontece nesta quarta-feira (27/9). O popular caruru de sete meninos é uma homenagem a divindades gêmeas: na religião católica, a São Cosme e Damião, e, no Candomblé, aos filhos de Xangô, os Ibejis. Além do famoso caruru, um banquete com direito a vatapá, pipoca, xinxim de galinha, acarajé, farofa de azeite e até pedaços de cana-de-açúcar são oferecidos pelos devotos das divindades gêmeas.

ORIGEM

Segundo o livro “Cozinhando Histórias – Receitas, Histórias e Mitos de Pratos Afro-brasileiros”, nas tradições de religiões de matriz africana, a origem do caruru se relaciona com a história de Xangô. De acordo com o mito, Exu Ijélú sempre roubava uma comida do orixá: o “amalá”, iguaria parecida com o caruru, só que feita com carne e pimenta. Um dos filhos de Xangô, os Ibejis, propôs um desafio a Exu: se ele parasse de dançar antes deles, nunca mais ele comeria o amalá. Na prova, ele se revezou com o gêmeo até Exu cansar. Como recompensa, os Ibejis pediram a Xangô que o amalá fosse sempre feito para eles sem carne e sem pimenta, dando origem ao caruru.

QUIABO

Na Bahia, há ainda a tradição que define quem faz o caruru do próximo ano. Quando uma pessoa encontra um quiabo inteiro em um caruru, ele deve oferecer o prato no próximo ano. A pessoa que oferece o caruru, deve cortar o primeiro quiabo, quando estiver pronto, deve oferecer ao santo em vasilhas novas e fazer um pedido. Além disso, a comida deve ser oferecida em nagés, potes de cerâmicas usados para oferecer comida a orixás, e não pode ser usado por outra pessoa.

Comentários

Outras Notícias

[Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde]
Saúde

Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde

30 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026]
Bahia

Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS

[ É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026]
Fofoca

É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC]
Justiça

Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC

30 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik