Ana Paula Matos ressalta avanços na Cultura e Turismo e sinaliza homenagens a Wagner Moura após indicação ao Oscar
16 de Fevereiro de 2026 - Redação Pernambués agora
Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias
A vice-prefeita de Salvador e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, fez um balanço das ações realizadas à frente da pasta e comentou sobre possíveis homenagens ao ator Wagner Moura, após sua indicação ao Oscar. As declarações foram dadas em entrevista ao Bahia Notícias, neste sábado (14), durante o Carnaval de Salvador, no circuito Barra-Ondina.
À frente da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador há aproximadamente um ano, após assumir o posto anteriormente ocupado por Pedro Tourinho, Ana Paula explicou que o trabalho desenvolvido busca integrar políticas culturais com estratégias voltadas ao fortalecimento do turismo, priorizando o aumento do tempo de permanência dos visitantes na capital baiana.
Segundo a gestora, a antecipação do calendário de grandes eventos foi fundamental para consolidar esse objetivo. Iniciativas como o lançamento prévio do Natal, Réveillon e Carnaval, aliados às festas populares, contribuíram para atrair turistas por mais tempo e estimular o consumo na cidade.
No campo da gestão, Ana Paula destacou a criação da Diretoria de Planejamento e Inovação Turística e o desenvolvimento de um sistema voltado à análise de dados do setor, ferramenta que despertou o interesse do Ministério do Turismo. Ela ressaltou que Salvador, além de seus atributos naturais e culturais, precisava avançar em planejamento estratégico.
A secretária também pontuou investimentos em programas como o Salvador Criativa, focado na economia criativa, tecnologia e valorização de talentos locais, além do Viver Salvador, voltado para a ocupação e dinamização do comércio. Entre os próximos passos, está a assinatura do Prodetur 2, com foco na valorização da identidade cultural da cidade.
Ainda durante a entrevista, Ana Paula mencionou avanços no setor audiovisual e cultural, com destaque para o Polo Audiovisual, a entrega de um novo espaço no Teatro Vila Velha, a Casa de Espetáculos e a Escola de Artes e Música, previstos para este ano.
Sobre a indicação de Wagner Moura, a vice-prefeita afirmou que a Prefeitura pretende celebrar o reconhecimento internacional e reforçou a importância do investimento público na cultura. Ela lembrou que, apenas no último ano, foram aplicados R$ 2 milhões em editais para o teatro, em parceria com a Fundação Gregório de Matos, além de outros recursos oriundos de cooperações institucionais.
Ana Paula também celebrou o reconhecimento internacional de Salvador como Cidade da Música e sua renovação junto à Unesco, além de sua participação, prevista para julho, como jurada internacional do Music City Awards, representando a capital baiana no cenário mundial.
Comentários
Outras Notícias
Turnê de despedida de Gilberto Gil reúne mais de 1 milhão de fãs
01 de Abril de 2026Foto: @pridiabr
Butantan vai produzir imunoterapia contra o câncer para uso no SUS
01 de Abril de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Governo zera imposto sobre componentes de canetas emagrecedoras no país
01 de Abril de 2026Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
Bahia registra mais de 208 mil doses aplicadas contra a gripe no Dia D
01 de Abril de 2026Foto: Leonardo Rattes
França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028
31 de Março de 2026Foto: Divulgação / olympics.com
Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador
31 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Leitor BN
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023