MEC estabelece novas regras para cursos de enfermagem com foco no ensino presencial
26 de Maio de 2026 - Redação Pernambués agora
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
O Conselho Nacional de Educação (CNE), ligado ao Ministério da Educação (MEC), publicou nesta semana uma atualização nas diretrizes curriculares dos cursos superiores de enfermagem em todo o país. As novas normas reforçam a obrigatoriedade do ensino presencial e ampliam a carga horária prática da graduação.
Pelas novas regras, os cursos deverão ter no mínimo 4 mil horas presenciais e duração mínima de cinco anos. A resolução também amplia a participação dos estágios supervisionados, que passarão a representar 30% da carga horária total.
Segundo o texto, metade dos estágios deverá ocorrer na atenção primária à saúde, como postos e unidades básicas, enquanto os outros 50% serão destinados à atuação hospitalar.
As atividades práticas, incluindo laboratórios de simulação e experiências em unidades de saúde, deverão corresponder a pelo menos 20% do curso. Já as ações de extensão universitária terão participação mínima de 10% da carga horária total, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e atuação social.
As novas diretrizes também destacam o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação dos profissionais da área, reforçando a importância da atuação em políticas públicas e no combate às desigualdades sociais.
Com a publicação da nova resolução, ficam revogadas as diretrizes anteriores, vigentes desde 2001. Em 2025, o Governo Federal já havia proibido a oferta de cursos de enfermagem, medicina, odontologia, psicologia e direito na modalidade de ensino à distância.
Comentários
Outras Notícias
Prova que avalia formação médica ocorre neste domingo em todo país
13 de Setembro de 2026Foto: Prefeitura de SP/Divulgação
Dino determina fim do sigilo de investigações sobre o filme Dark Horse
13 de Setembro de 2026Foto: Rosinei Coutinho/STF
PF está com celular de Vorcaro e afirma poder enviar dados a ministros
13 de Setembro de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Retinopatia diabética: entenda condição ocular causada pelo diabetes
12 de Setembro de 2026Foto: CBO/Divulgação
Álcool e cigarro podem causar cegueira, alertam especialistas
12 de Setembro de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
SUS vacina mais de 1 milhão de crianças com Pneumo 20
12 de Setembro de 2026Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023