Esportes

Aos 43 anos, baiano representará o karatê do Brasil no Pan-Americano do México

17 de Julho de 2019 - Evilasio Sacramento
[Aos 43 anos, baiano representará o karatê do Brasil no Pan-Americano do México]

Além do professor, mais dois alunos também viajam em prol do Brasil

Entre os dias 24 e 27 de outubro, três baianos representarão o Brasil, na categoria Karatê, no Pan Americano, que será no México. Ronaldier Nascimento Rodrigues, professor do esporte e seus dois alunos Yan Araújo e Ronald Oliveira Santos foram convocados pela Confederação brasileira. 
Ronaldier, morador do bairro da Liberdade, entrou no esporte em 1982, aos 6 anos de idade. Aos 15, ele começou a dar aula em Madre de Deus e em Bom Jesus dos Pobres para ajudar a família, já que havia perdido o pai. Em 1992, foi consagrado campeão brasileiro, na categoria juvenil, em Brasília. Três anos depois, Ronaldier entrou para a seleção brasileira de Karatê. Em 1996, foi o primeiro atleta brasileiro a disputar uma final em campeonatos mundiais na modalidade fulugô. Feito repetido em 2014 e 2016 até hoje não alcançado. Em 1997, foi o mais jovem campeão brasileiro adulto em uma modalidade individual; Campeão do desafio Bahia Japão.  Em 2004, foi o primeiro e até hoje único atleta a conquistar o primeiro lugar em todas às categorias individuais. Já em 2005, repetiu o feito seguindo, depois, em 2014 e 2015. Ele é o maior detentor de títulos como campeão brasileiro em todas às entidades do país, totalizando um total de 51, sendo que individuais foram 29.
“É uma satisfação enorme em função da idade considerada já avançada. A média de idade dos atletas é de 25 anos. Já estou com 43 e continuo na primeira colocação no ranking. A expectativa é conquistar o pentacampeonato. Não tive muitas oportunidades em participar de todos os Pan-americanos em que fui convocado pela falta de recursos.”, disse Ronaldier, em entrevista ao PERNAMBUÉS AGORA.
Além do professor, mais dois alunos foram convocados, Ronald Santos e Yan Araújo. Ambos em 2017 foram campeões brasileiros e receberam o título de campeão baiano.
Este ano, ambos conquistaram o terceiro lugar no campeonato brasileiro de karatê-Do, tradicional na modalidade fukugô. É considerada a modalidade mais difícil do evento, já que o atleta necessita ser completo. Dominar a modalidade de katá e kumitê.  
“A convocação dos atletas é motivo de orgulho para mim como professor. Ambos treinam comigo há anos. Começaram ainda bem pequenos e hoje estão em destaque no cenário nacional no esporte” concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital]
Bahia

Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital

24 de Abril de 2026

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

[Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança]
Esportes

Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança

24 de Abril de 2026

Foto: Divulgação / F1

[Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais ]
Justiça

Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais

24 de Abril de 2026

Foto: Instagram

[Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos]
Bahia

Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos

24 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria]
Bahia

Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria

23 de Abril de 2026

Dirigente do Sindilimp destaca trajetória do trabalhador e cobra avanços em direitos para garis e margaridas

[Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes]
Saúde

Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes

23 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Jornal Nacional