Rebeca Andrade conquista a medalha de prata para o Brasil na ginástica
29 de Julho de 2021 - UOL Esportes
"Esta medalha é mais um passo desta geração, e espero que as próximas consigam suas conquistas também. "Eu não seria nada sozinha."
No Brasil, nos acostumamos a definir uma ginasta pela música escolhida para se apresentar nos exercícios de solo. O Brasileirinho de Daiane dos Santos é lembrado até hoje mesmo sem ter valido uma medalha de ouro. Vai acontecer o mesmo com Rebeca e o Baile de Favela e, daqui a alguns anos, os quatro aparelhos, mesmo os que não têm trilha sonora, terão o funk ao fundo.
O dia da nova vice-campeã olímpica começou com o salto, sua especialidade, em que teve execução perfeita para receber 15.300 e sair na frente da disputa, mesmo com nota mais baixa que nas qualificatórias. Uma apresentação irretocável nas barras assimétricas, em série ainda mais difícil do que apresentou nas eliminatórias, manteve a brasileira na frente entre as 24 finalistas, com nota de 14.666.
Sua maior adversária, a americana Sunisa Lee, tirou a diferença no terceiro quesito, a trave. Rebeca chegou a figurar na terceira posição, mas um recurso em sua nota na trave — que passou de um duvidoso 13.566 para um ainda criterioso 13.666 — a colocou na vice-liderança antes do último aparelho, o solo.
Na decisão, agora, sim, com música, a americana fez uma prova perfeita, daí o ouro. Rebeca cometeu dois pequenos erros, que custaram 0.40 e valeram a prata, mas não tiraram o brilho de sua competição. Sua apresentação foi a que mais contagiou o público no ginásio. E a medalha coroa um caminho de glórias e finca o Brasil como uma potência mundial da modalidade.
A ginástica brasileira no topo do mundo
De todas as 12 maiores economias do mundo, só a Índia, que não tem tradição em Olimpíada, não participou da final de hoje. A disputa pelo posto de melhor ginasta do mundo, afinal, é uma peça no xadrez da geopolítica internacional. China, Rússia e Estados Unidos têm imensas estruturas para formar atletas, são donos cada um de uma consolidada escola de ginástica, e fazem de tudo para sair com medalhas.
Uma brasileira, porém, se enfiou nesse meio. Uma garota que morava com oito irmãos em uma pequena casa nos fundos de um sobrado em Guarulhos, que era tudo que dona Rosa podia pagar. Quando uma garota assim chega onde Rebeca chegou hoje, não há como não falar em superação.
Mas a vitória de Rebeca é também a também a vitória de um país. Convidada para treinar no Flamengo ainda criança, pegou a Via Dutra e repetiu o caminho feito por Diego e Daniele Hypolito uma década e meia antes. Desde muito cedo, foi tratada como joia, olhada com carinho pelo clube e pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Aos 12 anos, já era a melhor ginasta do país, campeã brasileira em 2012, à frente da Daniele Hypolito e Jade Barbosa. Poderia ter ido aos Jogos Olímpicos de Londres aos 13, ainda mais jovem do que Rayssa Leal, vice-campeã olímpica de skate, veio a Tóquio, e teria chances reais de brigar por medalha. Mas a ginástica impõe uma idade mínima, para preservar crianças e adolescentes, e a estreia teve que esperar até o ano em que Rebeca fez 16 anos, 2015.
Só que, junto com o ano da maioridade esportiva, vieram também as lesões. Em 2015 mesmo, a primeira, que a deixou fora do Pan de Toronto (CAN) e do Mundial de Glasgow (ESC) daquele ano. Em 2016, já chegou à Olimpíada do Rio cotada para uma medalha. Foi terceira da fase de classificação no individual, mas se desequilibrou emocionalmente após falhar nas barras assimétricas. Com erros na trave e no solo, ficou apenas na 11ª colocação.
Eu estou feliz demais. Passei por muita coisa. Eu tinha essa Olimpíada como meu objetivo, queria fazer o meu melhor e brilhar da maneira possível. E eu acho que brilhei! Todas as atletas que passaram pela ginástica feminina estão aqui nesta medalha, elas fazem parte desta história. Esta medalha é mais um passo desta geração, e espero que as próximas consigam suas conquistas também. "Eu não seria nada sozinha."
Foto: Reprodução Internet
Comentários
Outras Notícias
IBGE aponta que mais de 8 milhões de brasileiros deixaram a pobreza entre 2023 e 2024
04 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
Centro Odontológico da Liberdade passa a oferecer atendimento de urgência e amplia cobertura em Salvador
04 de Dezembro de 2025Foto: Ascom SMS
Aeroporto de Salvador projeta maior alta temporada da sua história para 2025/2026
04 de Dezembro de 2025Foto: Will Recarey
Programação oficial do verão 2025/2026 em Salvador é divulgada; confira as datas
04 de Dezembro de 2025Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023