Dupla baiana de Snipe, Juliana e Rafael, disputará seletiva final para representar o Brasil no Pan 2023
25 de Maio de 2023 - Redação Pernambués agora
Os velejadores Juliana Duque e Rafael Martins, bicampeões brasileiros da Classe Snipe, disputam a 2ª edição da Copa Brasil de Praia, de 29 de maio a 4 de junho, em Arraial do Cabo (RJ)
FOTO: Larissa Stolze
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Vela, vai valer como seletiva final para definição da equipe brasileira dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Na competição, a dupla baiana vai tentar garantir a vaga para representar o Brasil, na classe Snipe, no Pan Americanos 2023, que vai acontecer no Chile, em outubro. Em março, Juliana e Rafael, garantiram a vaga para a vela brasileira participar do Pan na Classe Snipe ao conquistarem o segundo lugar no Campeonato do Hemisfério Ocidental e Ásia (WH&A).
“Acabamos de retornar de uma temporada intensa de treino e muito aprendizado na Espanha e na França. A Copa Brasil de Praia é um desafio e vamos tentar garantir a vaga para o Pan”, afirmou Rafael Martins. Juliana Duque reforçou: “estamos com foco total na preparação, queremos participar pela segunda vez do Pan-Americano”. A dupla foi medalha de bronze, na classe Snipe, no Pan-Americano de 2019, realizado no Peru.
Dupla na vida e no barco
Atletas do Yacht Clube da Bahia, Juliana e Rafael se conheceram no clube. A paixão pela vela e pelo mar fez com que se tornassem grandes amigos. Não demorou muito e começaram a namorar. Hoje são casados e, além de uma vida em comum, dividem o mesmo barco desde 2016 como atletas profissionais.
Competindo na classe Snipe, a dupla já conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais, como o Campeonato Sulamericano, o segundo lugar no Campeonato do Hemisfério Ocidental e o bronze no último Pan-Americano, dentre outras conquistas.
O snipe é um veleiro monotipo de 4,7m de comprimento e duas velas para dois tripulantes (timoneiro e proeiro). É considerada a classe de vela que mais formou medalhistas olímpicos e Pan-Americanos para o Brasil. Projetado em 1931 pelo norte-americano William Crosby, o Snipe.
Comentários
Outras Notícias
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Lucas Malkut
Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão
21 de Janeiro de 2026Foto: TV Cultura
Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos
20 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação/Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023