Fifa intensifica combate ao racismo com punições milionárias e novas diretrizes em campo
05 de Junho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Buda Mendes/Fifa
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) uma atualização no seu Código Disciplinar, adotando medidas mais duras contra o racismo no futebol. A partir de agora, atletas, técnicos e demais envolvidos em jogos poderão relatar episódios racistas diretamente ao árbitro, que será obrigado a seguir um protocolo de três etapas: paralisação, suspensão temporária e encerramento da partida, em caso de reincidência.
As punições financeiras também ficaram mais pesadas. Clubes e federações poderão ser multados em valores que vão de 20 mil a até 5 milhões de francos suíços — o equivalente a cerca de R$ 137 mil a R$ 34 milhões. Essa é a penalidade máxima já prevista para qualquer tipo de infração no futebol internacional.
Nos casos mais graves, o novo código prevê sanções adicionais como perda de pontos, jogos sem público, exclusão de torneios e até rebaixamento. As federações nacionais têm até o fim de 2024 para adotar essas mudanças, sob risco de intervenção direta da Fifa.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, reforçou durante congresso no Paraguai que o combate ao racismo é uma prioridade. Para ele, a questão deve ultrapassar os campos e ser tratada como crime nas legislações nacionais.
Comentários
Outras Notícias
Armandinho detalha estado de saúde de Aroldo Macedo e tratamento no exterior
13 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Bahia abre 43 vagas no segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas
13 de Fevereiro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Discord anuncia reforço nas regras de proteção para adolescentes
13 de Fevereiro de 2026Foto: Agência Brasil
SindilimpBA garante bonificação de 5% para garis e margaridas manterem limpeza urbana durante Carnaval
12 de Fevereiro de 2026A bonificação chegou a estar ameaçada, mas foi mantida após debates do sindicato com as empresas.
SEC abre seleção para 13 mil oficineiros do Programa Educa Mais Bahia
12 de Fevereiro de 2026Foto: André Fofano / Divulgação
Porto promove peneira para reforçar elenco no Baianão Sub-20
12 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023