Terremoto na Albânia mata ao menos 6 pessoas e deixa cerca de 300 feridos
26 de Novembro de 2019 - Agência Brasil
Pelo menos seis pessoas morreram e cerca de trezentas ficaram feridas em decorrência de um terremoto de magnitude 6,4 na escala de Richter, que atingiu na madrugada desta terça-feira (26) a Albânia
Vários edifícios desabaram e as autoridades procuram agora sobreviventes nos escombros.
O presidente da Albânia, Ilir Meta, afirmou que a situação na cidade de Thumane, mais próxima do epicentro, é “muito dramática” e que são feitos todos os esforços para tirar vítimas dos escombros.
A porta-voz do ministério da Defesa, Albana Qehajaj, disse que dois corpos foram retirados de um prédio que desmoronou na cidade portuária de Durres, a 33 quilômetros de Tirana, capital do país.
Um homem de 50 anos morreu ao se atirar de um prédio, em pânico, na cidade albanesa de Kurbin. No total, três mortos foram registados em Durres, dois na cidade de Thumane, no norte, e uma em Kurbin.
O ministro da Saúde, Ogerta Manastirliu, disse que cerca de 300 feridos já foram transferidos para hospitais em Durres, Tirana e Thumane, mas que espera ainda mais feridos.
Mais de 300 militares foram mobilizados para participar das operações de resgate em Durres e Thumane, onde “há pessoas presas nos escombros”, de acordo com o ministro da Defesa.
Equipes internacionais a caminho
O sismólogo Rrapo Ormeni explicou que se trata do mais forte sismo na região de Durres desde 1926. O tremor fez os moradores de Tirana, em pânico, saírem às ruas.
O epicentro foi registrado no Mar Adriático, a 34 quilômetros a noroeste da capital do país, Tirana, a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.
O sismo foi seguido de várias réplicas, a mais forte de magnitude 5,3, de acordo com o centro sismológico euro-mediterrâneo. Os Balcãs são uma zona de forte atividade sísmica e os tremores de terra são frequentes.
“Os danos são consideráveis”, apontaram as autoridades. Equipes internacionais de apoio da Itália e da Grécia estão a caminho da Albânia.
Comentários
Outras Notícias
Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU
06 de Dezembro de 2025Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco
05 de Dezembro de 2025Foto: Globo / Renato Pizzutto
Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data
05 de Dezembro de 2025Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação
Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram
05 de Dezembro de 2025Leia mais no site! Foto: Divulgação/EBSERH
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023