Mundo

Dia Mundial da liberdade de Imprensa: ONU pede apoio e proteção aos trabalhadores da mídia em meio à pandemia

03 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
[Dia Mundial da liberdade de Imprensa: ONU pede apoio e proteção aos trabalhadores da mídia em meio à pandemia]

Em homenagem a jornalistas do mundo todo que “colocam suas vidas em jogo”

“Jornalistas e profissionais da mídia são cruciais para nos ajudar a tomar decisões informadas. À medida que o mundo luta contra a pandemia da COVID-19, essas decisões podem fazer a diferença entre a vida e a morte.”
Assim começa a mensagem em vídeo do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para marcar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Lembrada anualmente em 3 de maio, a data tem como tema esse ano o “Jornalismo sem medo ou favor”.
Guterres fez um apelo aos governos – e a toda a sociedade – para garantir que os jornalistas possam fazer seu trabalho durante a pandemia da COVID-19, incluindo em outros temas.
Ele alertou sobre a onda de boatos que tomou o planeta durante a crise. “À medida que a pandemia se espalha, dá origem também a uma segunda pandemia de desinformação, desde conselhos prejudiciais à saúde até teorias conspiratórias ferozes. A imprensa fornece o antídoto: notícias e análises verificadas, científicas e baseadas em fatos”, destacou.
O chefe da ONU alertou ainda que, desde o começo da pandemia, muitos jornalistas estão sendo submetidos a mais restrições e punições simplesmente por fazerem seu trabalho. “Restrições temporárias à liberdade de movimento são essenciais para superar a COVID-19. Mas estas não devem ser usadas abusivamente como uma desculpa para reprimir a capacidade dos jornalistas de fazer seu trabalho”, disse.
“Hoje, agradecemos à mídia por fornecer fatos e análises; por responsabilizar os líderes – em todos os setores; e por falar a verdade ao poder. Reconhecemos particularmente aqueles que estão desempenhando um papel que salva vidas ao dar relatos sobre a saúde pública.”

Guterres pediu que os governos protejam trabalhadores da mídia, além de fortaleçam e mantenham a liberdade de imprensa, “essencial para um futuro de paz, justiça e direitos humanos para todas e todos”.

UNESCO alerta para “infodemia”
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, lembrou que, em meio à pandemia, as informações produzidas pelos jornalistas são essenciais para enfrentar, entender, pensar e superar a crise.

“Devemos considerar a importância vital da informação nesta situação: informar o público significa dar a todos os meios de combater a doença, adotando práticas apropriadas”, disse.

Ela destacou que a UNESCO se uniu a todo o Sistema ONU para combater o que classificou como “infodemia” – uma “pandemia” de boatos e desinformações que circulam sobre a COVID-19 e o novo coronavírus. Essa onda de desinformação, destacou Azoulay, está exacerbando a pandemia e colocando vidas em risco. A UNESCO se uniu a organizações que trabalham para combater a desinformação, apoiando jornalistas a rastrear as informações falsas sobre a pandemia e reportar a crise de maneira confiável e eficaz.

“Em um mundo tão profundamente interdependente, como mostrou esta crise, toda ameaça ou ataque à diversidade da imprensa, à liberdade de imprensa e à segurança dos jornalistas preocupa a todos”, acrescentou a chefe da UNESCO. “Neste momento crucial e para o nosso futuro, precisamos de uma imprensa livre, e os jornalistas precisam poder contar com todos nós.”

Comentários

Outras Notícias

[Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural]
Cultura

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural

18 de Abril de 2024

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural / Foto Sérgio Pedreira

[Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana]
Bahia

Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana

18 de Abril de 2024

A entrega do trecho será realizada pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de de Mobilidade (Semob). - Foto: Betto Jr.| Secom

[Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço]
Bahia

Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço

18 de Abril de 2024

Salvador e região metropolitana registram queda de energia neste quinta-feira (18) — Foto: Rovema Energia

[Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia]
Bahia

Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia

18 de Abril de 2024

A solicitação do processo legal se dá pela garantia de tratamento para questões de saúde mental apresentadas pelo jovem / Foto Reprodução

[Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024]
Justiça

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

18 de Abril de 2024

Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial / Foto Divulgação

[Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista]
Justiça

Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista

18 de Abril de 2024

O professor Clayton Ferreira Gomes dos Santos deixa a 26ª DP, e encontra sua esposa, Cláudia Gomes, em sua casa. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil