Mundo

Rússia e Ucrânia têm avançado nas negociações rumo a um possível acordo de paz

15 de Março de 2022 - Revista Fórum
[Rússia e Ucrânia têm avançado nas negociações rumo a um possível acordo de paz]

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, admitiu nesta terça-feira (15) que o país entendeu que não poderá entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após conversas com países-membros da organização militar diante da guerra com a Rússia

O possível ingresso ucraniano na Otan é uma das motivações para a invasão russa por contrariar acordos que foram feitos nos anos 90 sobre a não expansão para o Leste Europeu.

“A Ucrânia não será membro da Otan, nós entendemos isso. Ouvimos por anos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não podemos entrar [na Otan]. É a verdade e isso precisa ser reconhecido”, afirmou Zelensky em videoconferência com líderes da Força Expedicionária Conjunta, aliança militar de países europeus encabeçada pelo Reino Unido.

Apesar de sinalizar uma não-adesão à Otan, o presidente ucraniano pediu maior apoio dos europeus para o financiamento militar do país. "Se não podemos entrar pela porta aberta, devemos cooperar com as comunidades que nos protegerão e nos darão garantias", disse.

Zelensky ressaltou que ainda é possível frear a operação militar russa na Ucrânia. No sábado, o mandatário ucraniano disse que já estava pronto para conversar com a Rússia. No domingo, vieram novos acenos sobre um possível acordo de paz. 

"Não vamos ceder em princípio em nenhuma posição, a Rússia agora entende isso. [Mas] a Rússia já está começando a falar de forma construtiva. Nossas demandas são o fim da guerra e a retirada das tropas. Vejo um entendimento e há um diálogo", declarou o ministro ucraniano Mikhailo Podoliako, que participa da mesa de negociação com os russos.

A Rússia defende que a Ucrânia se estabeleça como um estado neutro, sem que o país ingresse em nenhum bloco militar.


Foto: Reprodução/Twitter

Comentários

Outras Notícias

[Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta]
Cultura

Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta

30 de Maio de 2026

Petista lembra e agradece ao secretário Bruno Monteiro por destravar a pauta.

[Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV;
Política

Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV; "Milicianos são caridosos?"

30 de Maio de 2026

Pré candidato enfatiza sobre polêmica sobre a definição do PCC e CV como grupos terroristas por parte do governo norte-americano.

[Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026 ]
Bahia

Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026

29 de Maio de 2026

Fotos: Reprodução/Instagram/Margareth Menezes/Daniela Mercury | Rafa Mattei

[Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador]
Bahia

Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador

29 de Maio de 2026

Foto: Divulgação

[Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia]
Bahia

Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia

29 de Maio de 2026

Foto: Reprodução / Agersa

[Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026]
Saúde

Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026

29 de Maio de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / PMS