Mundo

New York Times diz que derrota de Bolsonaro significa a sobrevivência da Amazônia e da civilização

27 de Outubro de 2022 - Redação Pernambués agora
[New York Times diz que derrota de Bolsonaro significa a sobrevivência da Amazônia e da civilização]

O jornal New York Times, um dos mais antigos e popular dos EUA, publicou nesta quinta-feira (27) um editorial em formato de vídeo onde afirma que o futuro da humanidade está em jogo na eleição que ocorre neste domingo (30) no Brasil

Na abertura do vídeo, o jornal afirma que o "Brasil é um país com belas praias, samba, Carnaval, futebol e claro, a gloriosa Amazônia".  Na sequência, a produção exibe uma série de imagens antigas da floresta e avisa: "mas, atualmente a Amazônia está desse jeito" e apresenta uma série de imagens com queimadas e incêndios na flora amazônica. 

Com imagens de animais fugindo do fogo, a narração do vídeo do NYT faz um relato do quanto a floresta foi desmatada ao longo da gestão de Jair Bolsonaro. 

Com duras críticas ao governo federal, o jornal afirma que o presidente Bolsonaro se aliou aos "criminosos da Amazônia" e encerrou com as políticas de preservação, neste momento, surge o presidente atacando o IBAMA. 

Após esse cenário desolador, o editorial faz a ponta com a realização do segundo turno presidencial e traz declarações da ativista Txai Surui, que denunciou a política pró-desmatamento de Bolsona na 26a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU. 

"Um candidato [Lula] quer salvar a Amazônia, o outro quer destruir. A Amazônia é a minha casa", diz Txai Surui no vídeo. Após a fala de Txai, o NYT apresenta dados de preservação da floresta durantes as gestões do PT (2002-16) e mostra como a prisão de Lula favoreceu a ascensão de Jair Bolsonaro ao poder. 

"A sobrevivência da Amazônia depende do resultado da eleição brasileira no próximo dia 30", diz o editorial do NYT. Apesar do cenário de barbárie, o jornal também informa que movimentos sociais do país inteiro se levantaram contra o presidente. 

Ao término do vídeo, a narração diz: "Salvar a floresta e o futuro da civilização depende literalmente disso [derrotar Bolsonaro]. E nós desejamos desesperadamente que o Brasil eleja um novo presidente que não queime a floresta".

 

Foto: Divulgação/Twitter New York Times Opinion

Comentários

Outras Notícias

[Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU]
Educação

Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU

06 de Dezembro de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte]
Economia

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

06 de Dezembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia]
Economia

Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

06 de Dezembro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco]
Fofoca

BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco

05 de Dezembro de 2025

Foto: Globo / Renato Pizzutto

[Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data]
Bahia

Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data

05 de Dezembro de 2025

Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação

[Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram]
Saúde

Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram

05 de Dezembro de 2025

Leia mais no site! Foto: Divulgação/EBSERH