Doença prima do ebola mata 12 em novo surto; entenda o vírus de Marburg
26 de Abril de 2023 - Revista Fórum
O governo de Guiné Equatorial atualizou seus dados sobre o vírus de Marburg, que tem afetado humanos desde o início do ano no país.
FOTO: Reprodução
Segundo as autoridades guineenses, 12 pessoas faleceram. Foram 17 pessoas infectadas no total. A situação demonstra a alta taxa de mortalidade da doença, considerada uma das mais perigosas do mundo.
Casos de febre hemorrágica se espalharam a partir da província oriental de Kié-Ntem, onde as primeiras mortes conhecidas ocorreram em 7 de janeiro.
Atualmente, Bata, considerada uma das maiores cidades de Guiné Equatorial concentra a maioria dos casos positivos detectados.
Mais de 100 pessoas estão sendo investigadas pelas autoridades de saúde e devem ser monitoradas pelas autoridades. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu ao governo local que relatasse casos do vírus de Marburg por temores de uma contaminação mais generalizada.
A agência da ONU estava alarmada com uma potencial “epidemia em larga escala” que poderia afetar os vizinhos Gabão e Camarões.
O que é Vírus de Marburg?
O vírus de Marburg é semelhante ao Ebola por pertencer à mesma família viral, Filoviridae, e causa doenças virais hemorrágicas graves.
Ambos os vírus podem causar sintomas semelhantes, como febre alta, dores musculares, fadiga, náuseas, vômitos, diarreia e comprometimento do sistema nervoso central.
Em casos graves, tanto a febre de Marburg quanto o Ebola podem progredir para hemorragias internas e externas, insuficiência orgânica e, em boa parte dos casos, são fatais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a taxa de mortalidade da doença pode chegar a 88%. Até o momento, o surto está controlado pelas autoridades sanitárias.
Identificado pela primeira vez em 1967 durante um surto em Marburg, Alemanha, e Belgrado, antiga Iugoslávia (atual Sérvia), o vírus é transmitido para humanos pelo contato com animais infectados, em especial morcegos, ou fluidos corporais de pessoas infectadas
Comentários
Outras Notícias
Bloco Frenesi anuncia volta ao Carnaval de Salvador após 17 anos fora da avenida
11 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Justiça determina penhora de imóveis de Pelé por dívida condominial em Santos
11 de Novembro de 2025Foto: Domicio Pinheiro / Ag. Estado
Raphinha representa o Brasil entre indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa
11 de Novembro de 2025Foto: Reprodução/Internet
Globo prepara sequência de Avenida Brasil com retorno de Carminha e Tufão, afirma colunista
11 de Novembro de 2025Foto: TV Globo
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023