Lídice da Mata desiste da candidatura à prefeitura de Salvador
11 de Julho de 2016 - Maíra LimaAlice Portugal deve ser oficializada como candidata da base aliada do governo Rui Costa nesta terça.
A senadora Lídice da Mata (PSB) desistiu da candidatura à prefeitura de Salvador, segundo anúncio oficial da sigla divulgado na manhã desta segunda-feira (11). A decisão foi tomada durante reunião realizada neste domingo, 10, e foi comunicada oficialmente ao PT.
Em nota, o partido destacou que sempre defendeu a união das legendas de esquerda "mesmo com a ideia da pulverização do campo governista nas eleições municipais de Salvador, tese com a qual nunca concordamos".
Ainda de acordo com o PSB, a candidatura da senadora, teria sido proposta por outros partidos para fortalecer o grupo. "A eventual candidatura de Lídice à prefeitura de Salvador não foi um pleito do PSB, mas, sim, uma proposta surgida de outros partidos, inclusive do PT, para fortalecer o campo da centro-esquerda. Dentre as razões apresentadas por esses partidos, a principal seria uma maior competitividade da sua candidatura, que em todas as pesquisas pontua com mais de dez por cento da preferência popular.
Com o declínio da candidatura de Lídice, sua concorrente direta -no que diz respeito ao grupo de esquerda, Alice Portugal deve ser oficializada como candidata da base aliada do governo Rui Costa nesta terça.
Confira a nota na íntegra:
O PSB, através de sua presidente estadual, senadora Lídice da Mata, sempre defendeu a unidade da Esquerda, mesmo com a ideia da pulverização do campo governista nas eleições municipais de Salvador, tese com a qual nunca concordamos.
A eventual candidatura de Lídice à prefeitura de Salvador não foi um pleito do PSB, mas sim, uma proposta surgida de outros partidos, inclusive do PT, para fortalecer o campo da Centro-Esquerda. Dentre as razões apresentadas por esses partidos, a principal seria uma maior competitividade da sua candidatura, que em todas as pesquisas pontua com mais de dez por cento da preferência popular. Lídice, portanto, seria a candidata com maior possibilidade de levar a Eleição Municipal para o segundo turno.
Pensamos que para fazer um enfrentamento real ao atual prefeito é necessário constituir uma frente de Centro-Esquerda liderada por partidos de penetração popular e densidade política na cidade, que consiga antepor-se ao projeto da Direita instalado na Prefeitura de Salvador, um outro projeto que corresponda à de apoio do Governo.
Contudo, até o momento, as conversas sobre as eleições têm se voltado prioritariamente para a composição da chapa proporcional, em detrimento da construção estratégica da tomada de uma posição comum e de uma chapa majoritária que possibilite esse enfrentamento.
Este impasse tem gerado desgastes que nenhum proveito traz no sentido da construção de um modelo alternativo para a cidade do Salvador.
Em busca da construção necessária da unidade nestes tempos difíceis, a senadora Lídice da Mata agradece ao PT, ao PTN, ao PP e ao PSL e informa que declina da indicação da sua candidatura Prefeitura de Salvador. Decisão tomada durante reunião realizada ontem (10 de julho de 2016) e comunicada oficialmente ao PT.
Comentários
Outras Notícias
Bahia terá três novos Centros de Reabilitação com obras previstas pelo Novo PAC
17 de Março de 2026Foto: Divulgação
Regulação de pacientes organiza acesso ao SUS na Bahia e revela desafios da rede de saúde
17 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Yasmim Marinho / Sesab
Brasília inicia semana decisiva com discussão sobre juros, julgamentos no STF e possível delação de banqueiro
17 de Março de 2026Foto: Edu Mota / Brasília
Amigos celebram indicação de Wagner Moura ao Oscar após derrota: “O tempero do baiano continua”
17 de Março de 2026Foto: Instagram
Babu Santana perde apartamento conquistado no BBB 26 após eliminação do reality
16 de Março de 2026Foto: TV Globo
Prefeitura de Salvador autoriza construção de camelódromo e obras de urbanização em Novo Horizonte
16 de Março de 2026Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023