João Leão, Aleluia e Lúcio Vieira Lima são alguns dos políticos baianos em lista da Odebrechet
11 de Dezembro de 2016 - Diogenes MatosO apelido do vice-governador nas planilhas da empresa era zoológico.

Melo relatou pagamento de propina de, aproximadamente, R$ 7 milhões ao deputado baiano Lúcio Vieira Lima (PMDB) e outros parlamentares de destaque no Senado e na Câmara para garantir a aprovação de uma medida provisória de interesse da companhia no Congresso.
Os recursos, segundo o executivo, foram destinados aos senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), cotado para suceder Renan na presidência da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, e Lúcio Vieira Lima (PMDB-AL).
O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), aparece também na delação de Claudio Melo Filho, ex-executivo da Odebrecht.
De acordo com a delação de Melo, o apelido do vice-governador nas planilhas da empresa era zoológico - que faz relação com seu sobrenome. "Nessa caso, vim a saber posteriormente, por meio de José Filho, se tratar de João Leão", relata.
Além do vice-governador baiano, os apelidos de outros baianos são revelados: Adventista, Bezerro, Contador, Corrida, Ferrovia, Lutador, Menino, Miudo, Sogra e Trave - todos estes sem identificação na delação.
Claudio Melo disse, no entanto, acreditar que "Trave" e "Goleiro" são a mesma pessoa - o vereador de Salvador Paulo Magalhães Júnior. Outro baiano que aparece na lista como "Menino" e "Jovem" é o deputado estadual Adolfo Viana Neto.
O deputado federal José Carlos Aleluia afirmou que, em 36 anos de vida pública, nunca recebeu "nenhum recurso ilegal". A afirmação vem após o seu nome aparecer na delação do ex-executivo da Odebrecht, Claudio Melo Filho. Segundo ele, o parlamentar era apelidado na empresa como "Missa".
"Todas as doações feitas às minhas campanhas estão devidamente registradas nas prestações de contas, aprovadas pela Justiça Eleitoral", afirma.
Melo fechou com a PGR (Procuradoria Geral da República) um acordo pelo qual aceitou contar detalhes de pagamentos feitos a inúmeros políticos em Brasília.
Diversos pagamentos feitos a Jucá, segundo Melo, tinham relação com assuntos de interesse da companhia no Congresso. Ele definiu Jucá como "Resolvedor da República no Congresso", a quem recorria constantemente para conseguir emendas e aprovações de leis e projetos.
Comentários
Outras Notícias
![Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz [Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237967/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz
06 de Agosto de 2025Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025 [Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237966/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025
06 de Agosto de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos [Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237965/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos
06 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / UESB
![Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil [Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237964/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil
06 de Agosto de 2025Foto: Reprodução
![Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS [Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237963/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS
05 de Agosto de 2025Foto: EBC/Agência Brasil
![Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS [Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237962/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS
05 de Agosto de 2025Foto: Arquivo Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023