Vereador Suíca cobra da Câmara Municipal aprovação do Estatuto da Igualdade Racial
21 de Fevereiro de 2019 - Redação Pernambués agora
No final do discurso o vereador pede apoio ao Presidente, Geraldo Jr, pedindo sensibilidade dos demais vereadores.
Depois de passar por diversas audiências públicas no ano passado e acolher contribuições de diversos setores da sociedade, o Projeto de Lei nº 549/13, que institui o Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, foi cobrado hoje durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (19/02).
O vereador e vice-líder da oposição Luiz Carlos Suíca(PT) chamou atenção do tema, para aprovação do projeto que é igualdade. Suíca lembrou ao vereador Geraldo Jr, que esse plano faz parte do compromisso de campanha do presidente e ressalta que é um compromisso da casa. “É um compromisso da casa aprovar o Estatuto da Igualdade e nós precisamos debater, por exemplo ontem(18/02), estive com a vereadora Marta, vereador Marcos Mendes e a vereadora Aladilce, em um ato, no Extra Paralela, se nós estivéssemos aprovado esse Estatuto da igualdade, nós teríamos caçado o alvará do Extra”, disse.
O vereador cita o acontecimento no qual um jovem de 19 anos morreu após levar uma “gravata” de um segurança do supermercado Extra. O caso ocorreu na unidade da Barra Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). A ação aconteceu na tarde da quinta-feira (14).
De acordo com o corpo de Bombeiros, ele foi identificado como Pedro Gonzaga. O jovem acabou sendo levado para a Coordenação de Emergência Regional (CER) da Barra da Tijuca com uma parada cardiorrespiratória, mas morreu na unidade.
Após a morte do jovem diversas manifestações veem acontecendo em algumas cidades e em Salvador foi realizado um protesto em frente do Supermercado Extra Paralela.
O petista ainda disse em discurso que é preciso ser aprovado o projeto logo, Suíca pede apoio a vereadora Ireuda Silva (PRB) que discursou também na casa e levou em pauta a violência contra as mulheres. A vereadora pediu apoio dos vereadores sobre um ato que acontecerá na Praça da Sé, dia (26/02) com o tema, “Meu corpo não é sua fantasia”.
O vereador ainda em discurso falou, “precisamos de seu apoio, Ireuda, você por ser mulher, negra... Porque nós sabemos que as mulheres são maltratadas, espancadas, e quando são mulheres negras é pior, por tanto o Estatuto da Igualdade Racial Municipal, é para defender as mulheres negras, como também para defender a juventude negra desse estado, desse município, então, não adianta dizer que pertence a religião A ou B, é um projeto para a toda a cidade, estou falando isso porque eu me dispus na Comissão da Justiça, e é nessa que irei defender o Estatuto, para que seja aprovado e respeitado nesta casa. É a nossa juventude negra que estar sendo morta, é a nossa juventude negra que estar sendo perseguida”, Concluiu.
No final do discurso o vereador pede apoio ao Presidente, Geraldo Jr, pedindo sensibilidade dos demais vereadores.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023