Política

Marcele Moraes volta a pedir mais 1 minuto de silêncio e causa revolta entre os adeptos do candomblé presente na câmara

25 de Março de 2019 - Redação Pernambués agora
[Marcele Moraes volta a pedir mais 1 minuto de silêncio e causa revolta entre os adeptos do candomblé presente na câmara]

Candomblecistas fazem manifestação e ignoram o posicionamento da edil

O ato da vereadora Marcelle Moraes (Sem Partido) ter aproveitado o ensejo do minuto de silêncio na Câmara de Salvador pelo falecimento da líder religiosa Makota Vadina para pedir silêncio pela morte de uma rinoceronte fêmea no Zoo de Salvador ainda repercute de forma negativa para edil. O ato foi visto pelo movimento candomblecista como uma ofensa.
Na tarde desta segunda-feira (25), em sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador, os adeptos das religiões de matriz africana fizeram uma manifestação na galeria do local. Eles buscam respeito pela líder religiosa e buscam um posicionamento da casa em relação a edil. 
“Isso foi um ato covarde de vingança porquê a seis anos atrás, Makota Valdina enfrentou essa família e derrotou aqui nesse plenário, com mais de duas mil pessoas aqui fora quando eles quiseram criminalizar o ato sagrado de sacrificar os animais, aqui na cidade. Exatamente aqui em Salvador que essas pessoas vêm fazendo suas carreiras políticas em cima do sangue do povo negro e é por isso que a gente não vai deixar. É muito grave uma parlamentar falar disso na maior cidade negra fora da África”, desabafou Vilma Reis, adepta do candomblé, em entrevista ao Pernambués Agora.
 O vereador Luíz Carlos Suíca (PT), informou que os animais são de importância e precisa de cuidados, “isso não se trata de votos e sim em cuidar das pessoas, e respeitar a religião, respeitar uma figura que foi um marco para a gente alcançar diversas conquistas nesse estado e município. Makota Valdina vai deixar um vácuo muito grande na sociedade, como meu companheiro Edson Conceição da Sindlimp deixou, como mãe Stella deixou, como todos companheiros que deram seu corpo e sua vida para conquistássemos algo, foi muito ruim.
Após o protesto, a vereadora Marcelle Moraes permaneceu no plenário e leu um pedido de desculpas.
Policiais militares da Casa precisaram intervir para ajudar a acalmar os ânimos dos manifestantes.

Comentários

Outras Notícias

[Morre Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, aos 114 anos, após atropelamento]
Mundo

Morre Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, aos 114 anos, após atropelamento

18 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Sudesb contrata empresa para manutenção de cancelas em equipamentos esportivos da Bahia]
Bahia

Sudesb contrata empresa para manutenção de cancelas em equipamentos esportivos da Bahia

18 de Julho de 2025

Foto: Mateus Pereira/Sudesb | Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

[Terceirizados da Uneb ameaçam paralisação por salários atrasados em Juazeiro; Suíca e SindilimpBA exigem solução]
Bahia

Terceirizados da Uneb ameaçam paralisação por salários atrasados em Juazeiro; Suíca e SindilimpBA exigem solução

18 de Julho de 2025

A empresa responsável pelo serviço, Creta, está há 15 dias sem quitar salários, vale alimentação, vale transporte e também não tem fornecido plano de saúde ou fardamento aos funcionários.

[Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico]
Brasil

Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico

17 de Julho de 2025

Foto: Reprodução/internet

[Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal]
Fofoca

Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal

17 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula]
Política

Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula

17 de Julho de 2025

Foto: Governo do Espírito Santo